Senar apoia esporte e lazer nas comunidades rurais de Cantanhede

 

Raimundo Coelho, (Faema), e Luiz Figueiredo, (Senar), com lideranças políticas e produtores rurais na Copa Agrícola de Cantanhede.

De iniciativa da prefeitura municipal de Cantanhede, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), promove a I Copa Agrícola de Cantanhede, que  reúne moradores de quarenta e oito  comunidades rurais, com a finalidade de incentivar a prática de esporte, bem como, promover  a interação entre os moradores do município.

O torneio rural se desenvolve por intermédio da Promoção Social, (PS),  uma das linhas de atuação de destaque do Senar, que vem atendendo diversos municípios com enfoque educativo,  possibilitando  ao produtor rural, a aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes que favorecem, melhor qualidade de vida e participação na comunidade. A competição desportiva iniciou em março e tem o apoio da Câmara Municipal e de seus vereadores.

Oito Jogos compõem a Copa Agrícola que se encerrará no dia 25 de junho – quando na ocasião serão premiados  aqueles que de destacaram na competição. Também nesta data, serão realizadas ações de saúde para a comunidade  como por exemplo: Útero é vida, com atendimento às mulheres rurais por meio de exames de colo do útero, e Saúde do Homem, que trabalha com a prevenção ao câncer de próstata em homens de comunidades rurais. Ambos os programas são desenvolvidos pelo Senar .

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema), Raimundo Coelho e o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, participaram da última edição  dos Jogos Rurais, realizada esta semana, juntamente com líderes comunitários e políticos, secretários municipais, vereadores e do secretário de Agricultura, Sebastião Rego, que na ocasião representava o prefeito, José Martinho dos Santos.

“A I Copa Agrícola de Cantanhede objetiva congregar as comunidades e  melhorar as relações interpessoais entre elas”, destacou Figueiredo, reforçando o papel da Promoção Social, ação essencial do Senar, e dos programas, Útero é Vida e Saúde do Homem.