Segunda Assembleia Ordinária da Faema tem grande representatividade e participação de lideranças rurais do estado

A diretoria da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) acaba de realizar a II Assembleia Ordinária de 2017 com a participação do Secretário de Estado da Agricultura (Marcio Honaiser) e dos  presidentes de sindicatos dos produtores rurais regulares e afiliados à entidade.

Edvaldo Amorim de Viana disse ter sido proveitosa a Assembleia.

A reunião tratou de pautas alusivas às políticas sindicais do sistema Faema/Sindicatos/Senar, das ações e programas  com foco nos produtores rurais e suas jurisdições, e ainda, da previsão orçamentária para 2018.

Sugestões e compartilhamento de experiências deram a tônica da Assembleia, bem como agradecimento ao apoio dado pelo sistema Faema/Senar  quanto à oferta de cursos aos produtores rurais.

Márcio Honaiser, da Sagrima participou da reunião na Faema.

Um dos destaques da reunião foi a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, que falou dentre outros assuntos, a ações empreendidas pelo Governo do Estado na agricultura  com vistas a fortalecer a produção rural e a gerar emprego e renda ao homem do campo.

Na ocasião, Honaiser  tirou dúvidas dos participantes e falou do programa Mais Produção do Governo do Estado, que tem a execução das políticas de capacitação e assistência técnica realizadas em parceria com o Senar, onde 1.550 propriedades rurais foram  atendidas por um  período de um ano – nas cadeias de carne e couro, leite, arroz,  piscicultura e hortifrúti, com previsão de continuidade por todo o ano de 2018.

Raimundo Coelho lidera a reunião com produtores rurais.

Também, na oportunidade, o superintendente estadual do Senar, Luiz Figueiredo fez uma palestra particularizando o trabalho realizado pela entidade, no exercício de 2017, por meio das ações de FPR (Formação Profissional Rural) e (PS) Promoção Social e demais programas  voltados para o público rural, de grande  alcance no estado, e, com destaque, para as ações do Programa Mais Produção.

Engajamento

De acordo com o superintendente foi  importante repassar aos parceiros todas as informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Senar em 2017. “Essa iniciativa abre perspectivas para que haja um engajamento ainda maior na programação de 2018”, comentou.

“A Assembleia foi bastante proveitosa e serviu para que tirássemos dúvidas,  tanto com o sistema Faema Senar, quanto com o secretário Márcio Honaiser de assuntos comuns que nos interessam”, disse o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, Ramon Arraes.

Outro que atestou como positiva a reunião da Federação, foi o presidente do Sindicato de Viana, Edvaldo Amorim, que disse ser a Assembleia um momento de nivelamento das entidades sindicais, quando são trocadas informações, conhecimentos e experiências acerca da realidade de cada município e região.

“A reunião serve também para reivindicarmos das instâncias superiores, as necessidades da categoria”, disse ele, destacando as ações  de FPR, PS e de ATeG promovidas pelo Senar em 2017.

Conforme o Presidente Raimundo Coelho, a satisfação do sistema Fema/Senar é grande em receber a autoridade maior do setor rural maranhense, o secretário de Agricultura, e ainda, os presidentes de sindicatos rurais afiliados.

“Nesse momento, abrem-se oportunidades para fazermos uma avaliação do trabalho positivo realizado em prol da categoria e do setor rural como um todo, bem como reivindicar novas ações governamentais para apoiar a continuidade desse trabalho em 2018”, frisou.