Menu fechado

Programa Saúde do Homem  atenderá homem rural com prevenção de câncer

Print Friendly, PDF & Email

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), firmou nesta terça, (12), parceria com a Sociedade Maranhense de Urologia, (SMU), para o desenvolvimento do programa Saúde do Homem do Campo, que visa atender pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 40 anos nos diversos municípios maranhenses.

Na reunião que contou com a participação do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, da Gerente de Formação Profissional do Senar, Yolanda Gomes  e do presidente da SMU, em São Luís, Jandrey Sousa, ficou acertada a participação de um  urologista , (especialista responsável pelo aparelho urinário e sistema reprodutor masculino),  na ação que incluirá palestras elucidativas e  a realização dos exames para a detecção do câncer de pênis e de próstata.

A referida atividade está prevista para ocorrer junto do programa Útero é Vida, também do Senar, voltado para  mulheres rurais por meio também de palestras e exames Papanicolau, como prevenção do câncer de colo do útero.

Bem estar

O Saúde do Homem no Campo integra a Promoção Social, (PS), do Senar  e  tem o objetivo de conscientizar o homem do campo, produtor e o trabalhador rural, do cuidado de sua saúde e de seu bem estar. A metodologia do programa segue pela sensibilização, com palestras sobre o Câncer de Próstata e Saúde do homem em geral, e a realização do exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

As ações serão realizadas pelo Senar-MA  com apoio da Faema, Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeituras Municipais, sendo que cada entidade tem as suas atribuições para a realização do evento negociadas e estabelecidas previamente. As pessoas atendidas receberão de brinde uma sacola  padronizada,  com carteira  e garrafa de água .