Começa a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa

 A partir desta sexta-feira (01) até o dia 30 de novembro, o Governo do Estado do Maranhão realiza a segunda etapa anual da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Todo o rebanho bovino e bubalino do estado deve ser vacinado no período da campanha.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), parceira da campanha, continuará dando todo apoio às entidades governamentais envolvidas na campanha, com seus sindicatos rurais filiados.

O Maranhão possui um rebanho de 7.508.400 de cabeças de bovídeos (boi e búfalos), das quais 96,06% foram vacinadas na última campanha realizada em maio deste ano. “A obrigatoriedade da vacinação permanece, brevemente esperamos receber a certificação internacional de zona livre, o que, apesar de não nos eximir do dever de imunizar o rebanho, nos permitirá exportar nosso gado para os principais mercados compradores de carne do mundo”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo.

Recentemente a Fazenda Serra Vermelha, do município de Sambaíba, na região sul do estado, negociou dois mil animais da raça nelore para serem enviados para abate imediato em Araguaína, no Tocantins. A negociação já é resultado da nova classificação sanitária do estado, que ampliou de 10 para 25 os estados com os quais o Maranhão pode comercializar animais para abate.

O diretor geral da AGED, Fernando Lima, alerta que, ao contrário de campanhas anteriores, não será possível estender o período oficial de campanha desta vez, devendo o criador ficar atento aos prazos-limites para vacinação (30 de novembro) e comprovação da imunização do rebanho nos escritórios da AGED. “Como estamos concorrendo à certificação internacional, teremos que cumprir rigorosamente os prazos impostos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pois, em fevereiro de 2014, receberemos uma comissão europeia que avaliará se os estados que subiram de status sanitário, de fato erradicaram a febre aftosa e tem condições de manter esse controle sanitário”, explicou o diretor.

Juntamente com o Maranhão foram certificados nacionalmente, como zonas livres de febre aftosa com vacinação, os estados do Pará, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. A Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que decidirá se os estados receberão ou não a certificação internacional de zona livre da doença, está marcada para acontecer em maio de 2014.

 

Fontes: Faema/Sagrima