Tecnologia virtual aproxima campo e cidade em shopping de Brasília

Ação marca início das comemorações dos 25 anos do SENAR

Uma nova tecnologia que proporciona a interatividade das pessoas com imagens virtuais marcou o início das comemorações dos 25 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A ação faz parte da campanha “Uma janela para o futuro” e acontece no Shopping Pátio Brasil, em Brasília, até a próxima segunda-feira, dia 20.

Animais como vacas, cavalos, porcos, bezerros, galinhas e pintinhos. Plantações de milho, laranja e eucalipto. Pode parecer impossível, mas o SENAR reuniu tudo isso no shopping center com a tecnologia conhecida como realidade aumentada. O mundo real e o virtual se misturam na projeção de figuras em um cenário filmado, o que visto de forma simultânea, em um telão separado, passa a sensação de acontecer no momento presente. A intenção é aproximar o público urbano do ambiente de uma fazenda e mostrar o trabalho que o SENAR desenvolve e o potencial do meio rural.

O SENAR leva cursos de formação profissional, ações de promoção social e assistência técnica ao campo, gratuitamente. Só em 2016 foram mais de 3,4 milhões de brasileiros atendidos.

“O setor rural é o presente e o futuro do País. No campo, a gente ainda tem uma carência muito grande de profissionais qualificados e o SENAR tem capacitado essas pessoas. É uma grande oportunidade e um mercado de trabalho muito bom para o jovem. Se ele quiser ingressar numa carreira profissional voltada para o campo, o SENAR tem tanto cursos livres, como cursos técnicos. E ainda a faculdade CNA,  que oferta cursos de graduação e pós-graduação, na sede em Brasília, e a distância na área de gestão para melhor qualificar o seu público”, destaca a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do SENAR, Andréa Barbosa Alves.

Visitantes elogiam criatividade

As pessoas que passaram pela praça central do shopping se divertiram com a tecnologia, principalmente as crianças. Na opinião dos pais, a ação consegue unir o lúdico e o educativo,  envolvendo os pequenos com animais e a vida no campo.

“Eu estou achando super bacana porque aproxima as crianças dos animais. O meu filho mesmo mora em cidade grande e não tem contato nenhum. Ele está brincado a mais de meia hora e não quer sair de jeito nenhum. Para ele, esse momento vai ser inesquecível”, declara a técnica em Enfermagem Carina Espindola da Luz, mãe de Ian, de 6 anos.

O músico Luis Maurício Ribeiro trouxe as filhas Malu, de quatro anos, e Lívia, de um, para brincar com a tecnologia. Ele conta que elas já gostam de passear na fazenda e que a maior até já fala em trabalhar no setor futuramente.

“Iniciativa ótima de trazer um pouquinho para esse meio urbano o nosso lado rural. As crianças de hoje em dia crescem e, muitas vezes, não sabem que o ovo veio da galinha, que a carne que elas comem vem do boi, do porco, etc. A minha filha maior já fala que quer ser fazendeira, veterinária, que quer viver no campo”, revela Ribeiro.

A estudante de Medicina Veterinária Raíssa Saad foi atraída para o local pelo mugido das vacas enquanto passeava. Na opinião dela, ações como essa despertam a curiosidade nas pessoas e ajudam a acabar com preconceitos que ainda existem em relação ao campo.

“Mostra como é a vida no campo. Muita gente não conhece a realidade ou não tem acesso e eu achei bem divertido o jeito que vocês fizeram para mostrar. É bem atrativo. O preconceito existe porque, às vezes, a pessoa não conhece. Quem acaba conhecendo vê que pode ser bem divertido mexer com animais”, acredita.

A ação no Pátio Brasil segue até o dia 20 de fevereiro, no horário de funcionamento normal do shopping. Outras capitais do Brasil deverão receber a tecnologia de realidade aumentada nos próximos meses.