Técnicos do ABC Cerrado são capacitados com novo sistema  de assistência técnica

Técnicos de campo que atuam no programa ABC Cerrado, no Maranhão acabam de receber treinamento a fim de  habilitá-los para a  utilizar o SISATeG (Software que permite  o registro e acompanhamento das ações da Assistência Técnica e Gerencial do Senar).

Treinandos reunidos na finalização do curso

O curso teve duração de dois dias e ocorreu na sede do sistema Faema/Senar em São Luís, reunindo  20 técnicos que atendem aos produtores rurais de todo o estado por meio do programa ABC Cerrado.

Técnicos durante treinamento no Senar

A ferramenta vai permitir que os técnicos registrem os dados produtivos e econômicos do produtor e das propriedades assistidas, além de torná-las mais eficientes para a obtenção de índices individuais e coletivos dos produtores assistidos.

De acordo com a coordenadora do programa ABC Cerrado no Maranhão, Aline Saldanha, as instruções feitas à equipe participante, foram passadas pelos supervisores dos programas ABC e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), treinados  recentemente por profissionais do Senar Brasil, no Distrito Federal (DF).

Dia de Campo

A fase II do programa ABC Cerrado, teve seu início em setembro de 2017, com previsão de finalizar em 18 meses. Os técnicos já fizeram suas visitas às propriedades  dos municípios de: Timbiras, Santa Luzia, Esperantinópolis, Lago dos Rodrigues, Grajaú, Sítio Novo, Itapecuru-Mirim, Lago dos Rodrigues, Tuntum, São João dos Patos, Pastos Bons, Coroatá, Pirapemas, São Domingos do Maranhão e Vargem Grande.

A primeira atividade dos novos grupos de produtores assistidos pelo ABC Cerrado foi o Dia de Campo ocorrido em agosto, na Fazenda Alferes, no município de Presidente Dutra, onde viram in loco experiências positivas das tecnologias aplicadas pelos técnicos do Senar. Após essa ação muitos deles deram início à implantação dessas ferramentas em suas propriedades.

“Com a nova ferramenta, esperamos melhorar ainda mais o nível da ATeG ofertada aos produtores atendidos”, disse Aline Saldanha.