Sistema Faema/Senar na Agritec Açailândia

Palestrante Gustavo Beduschi da Viva Lácteos na reunião da Câmara Setorial do leite na Agritec Açailândia.
Palestrante Gustavo Beduschi da Viva Lácteos na reunião da Câmara Setorial do leite na Agritec Açailândia.

O sistema Faema/Senar participou esta semana da Feira  da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão, (Agritec), realizada na cidade de Açailândia região sul do estado.

Durante três dias cerca de 600 pessoas  conheceram de perto os serviços ofertados pelo sistema, aos produtores rurais por meio de material informativo e  miniusinas de beneficiamento de cachaça artesanal, e de farinha de mandioca, ambas instaladas no estande da instituição e manuseadas por instrutores do Senar.

Além de expor serviços na 2ª Agritec, o sistema Faema/Senar participou também da  reunião da Câmara Setorial  do Leite ocorrida no local do evento reunindo diversos representantes do setor agropecuário do estado e da região. O gerente de Qualificação Profissional, (Senar), Carlos Antônio Feitosa foi  responsável pela articulação e presença do palestrante Gustavo Beduschi, da Associação Brasileira das Indústrias de Lácteo, (Viva-Lácteos), que congrega as maiores indústrias de laticínios  do Brasil. O encontro aconteceu no segundo dia da Feira.

Produtores do sul do estado visitam estande do sistema Faema/Senar em Açailândia
Produtores do sul do estado visitam estande do sistema Faema/Senar em Açailândia

Também estiveram no local,  representantes do Sindicato das Industrias de Leite e Derivados do Estado do Maranhão, (Sindileite), Sagrima, Sebrae, Embrapa e produtores rurais.

“A participação do sistema Faema/Senar é imprescindível neste tipo de evento, já que reúne pré-requisitos para capacitar e promover a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais de todo o Maranhão”, afirmou Carlos Antônio, destacando a participação na exposição e na palestra sobre o leite.

Agritec

A Agritec é uma realização do Governo do Maranhão, por meio do Sistema de Agricultura Familiar – que envolve a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e parceiros.

A Agritec Açailândia foi a segunda programada pelo governo estadual para ser realizada até o início do próximo ano. A primeira delas  ocorreu em São Bento, no Território de Campos e Lagos, da Baixada Maranhense, e atraiu mais de quatro mil visitantes e agricultores capacitados.