Sistema Faema/Senar participa de Encontro Empresarial em Alcântara e apresenta projeto de capacitação para produtores rurais

Grupo de lideranças e empresários que comandam o programa Encontro Empresarial em Alcântara.

Em uma ação conjunta entre várias entidades empresariais – sistema Faema/Senar, Fiema (SESI e SENAI), Fecomércio (SESC e SENAC),  ACM-MA e Sebrae, além de Executivos da Agência Espacial Brasileira (AEB), Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e das Prefeituras de Alcântara, Pinheiro e Cedral, foi realizado na manhã desta quinta (26), na sede do IFMA, em Alcântara, evento  para discutir o desenvolvimento da cidade e apresentar as primeiras ações promovidas pelas entidades dentro do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) para o Centro Espacial de Alcântara (CEA).

O encontro contou com a participação do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura e equipe. Participaram ainda do evento o prefeito de Alcântara, Nivaldo Araújo; o prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, o secretário da SEINC, Cassiano Pereira, que representou o Governador Carlos Brandão, o coordenador do GT da FIEMA “Pensar o Maranhão”, Luiz Fernando Renner, entre outras autoridades.

Luiz Figueiredo expõe projeto do sistema Faema/Senar durante evento.

Dentro do projeto encontram-se ações conjuntas para a garantia de um futuro empreendedor, que valorize a cultura, tradição e vocações do território. Esse foi o mote de todas as apresentações e ações planejadas pelas instituições que participaram do Encontro Empresarial.

O sistema Faema/Senar, por meio do presidente Raimundo Coelho e do superintendente Luiz Figueiredo, mostrou investimentos feitos por meio de capacitações de pequenos e médios produtores rurais, com foco na produção rural, realizados no ano passado.

Vocação

Também na oportunidade, foram apresentados ações de Formação Profissional Rural (FPR), que alcançarão os produtores com vocação em apicultura, mandiocultura, hortifruticultura, produção artesanal de alimentos e artesanato de fibras naturais nos povoados Peru, Cajueiro e Santa Maria.

“Nós apresentamos capacitações com vistas a preparar mão de obra para os investimentos que virão. Nós do Agro, vamos capacitar as pessoas do campo, pois seremos responsáveis por produção de alimentos para uma população atual de 19 mil habitantes crescente com previsão da CLA de 90 mil em uma década. Estamos juntos pelo Maranhão, iniciativa privada e Governo do Estado”, ressaltou o presidente.

Raimundo Coelho apresenta aos presentes o sistema Faema/Senar.

Um dos momentos de grande destaque foi a apresentação do tecnologista da AEB, Cristiano Trein, que na ocasião apresentou o PDI-CEA e as potencialidades de crescimento do município.

O prefeito do município, Nivaldo Araújo de Jesus falou da alegria que é receber o Senar nas comunidades para capacitar os moradores, levando conhecimento e perspectiva de vida melhor, com os treinamentos ministrados, no período de 2021 a 2022 e mais ainda, este ano.

Coelho e Nivaldo Araújo em momento festivo.

“O Senar tem qualificado dezenas de agricultores  e isto está se refletindo na nossa produção que vemos que melhorou tanto  na qualidade, quanto na quantidade. Então nós nos sentimos muito agraciados, e eu quero reforçar  ainda mais a parceria com o Senar, porque nós somos um município onde 70 por cento da nossa população mora na zona rural e a gente não pode pensar em desenvolvimento e em futuro sem investir na agricultura e pecuária. Não existe desenvolvimento se não estiver alinhado com a agricultura”, assegurou o gestor municipal.