Sistema Faema/Senar e parceiros realiza curso sobre Manivas em Magalhães de Almeida

O sistema Faema/Senar participou, na Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiro de São Bernardo, localizada em Magalhães de Almeida (MA), do curso Obtenção de Manivas com qualidade fitossanitária – Reniva. A iniciativa integra as ações do projeto da Embrapa Cocais em parceria com a AMBEV para melhorar a produtividade das lavouras de mandioca e a qualidade das raízes, matéria-prima para a cerveja Magnífica.

Durante dois dias, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo se fez presente na programação do curso, incluindo as práticas junto à equipe técnica que atua na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), no local e região, aos produtores rurais assistidos e aos especialistas da Embrapa

O principal objetivo do evento foi ensinar multiplicadores a produzir materiais de plantio de mandioca em larga escala, livres de pragas e doenças e com comprovada identidade genética para fortalecer o papel de cada um deles como agentes da Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária – Reniva.

 

Plantio

Os engenheiros agrônomos da Embrapa Mandioca e Fruticultura Herminio Rocha e Helton Fleck, coordenadores do Reniva, falaram sobre os diversos aspectos que envolvem as estratégias para produção de materiais de plantio de mandioca com a qualidade genética e sanidade vegetal preconizadas pela Rede Reniva.

O Senar teve como ponto alto, no seminário, a apresentação feita pelo coordenador regional de Ateg, Rodrigo Castro e pela a supervisora de campo, Keyssyane Soeiro, que abordaram na ocasião o tema:  “Proposta de plano de negócio para o projeto Reniva Tabuleiro São Bernardo”.

O engenheiro agrônomo e fitopalogista com doutorado, Hermínio Rocha, disse que levou aos produtores rurais cooperativados a rede Eniva com toda suas estratégias de plantio de mandioca, garantindo sanidade vegetal   e genética, “de forma que eles possam aprender a clonar materiais que sejam adaptados à região que a gente chamou de crioulos e também a variedade produzidas pelo programa de melhoramento genético da Embrapa  em mandiocultura”, disse o cientista.

O produtor rural, Antônio Francisco do Nascimento, assistido pelo Senar, na cadeia de hortifruticultura, afirmou que tudo o que aprendeu nos dois dias de aula, farão toda a diferença na sua vida.

“Vou aplicar na minha propriedade tudo aquilo que estou recebendo de informações, porque é uma prática que eu não sabia e se não for aplicada, ninguém vai melhorar o rendimento da estrutura.  Senar para mim é muito especial, inclusive os técnicos são muito bons no que fazem e eu fico muito feliz em ser atendido por eles que garantem muito conhecimento a mim e ao meu negócio.  A minha nota para o Senar é dez porque a entidade tem feito a diferença na minha vida”, ressaltou o produtor dos Tabuleiros.

Reforçando a opinião de Antônio e que destaca a participação do Senar neste processo de assistência técnica e gerencial, é Lourival dos Santos Brandão. Ele elogia a iniciativa como forma de fortalecer a  Cooperativa, especialmente as 88 famílias que são beneficiadas diretamente com a produção local.

“Depois das aulas práticas, vamos começar a fazer o trabalho aqui no tabuleiro, e a partir deste momento em que temos parceria com o Senar, Embrapa e outros órgãos vamos dar continuidade ao projeto e investir em desenvolvimento”, disse ele.

 

Tabuleiro

O projeto Tabuleiros de São Bernardo é um projeto público de irrigação vinculado ao Denocs, do governo federal, hoje assumimos a responsabilidade  e as contas de energia daqui quem paga e aqui é um celeiro de produção,  da nossa região, para o município e  para o Maranhão em geral. De mandioca nós tiramos uma média de 30 toneladas/ano. Milho por produção de 3 mil espigas e banana estamos tirando uma média de 200 caixas por semana em um hectare e meia. Vendemos para a merenda escolar e direto ao consumidor. Os municípios que mais consomem os produtos do Tabuleiro são as pessoas de São Bernardo, Santa Quitéria – merenda escolar: milho verde, banana, macaxeira, mamão, cheiro verde. O projeto em si é diversificado e todo tempo temos produção porque este é um projeto de irrigação que foi implantado no Governo Sarney.

O Senar tem sido uma das principais entidades parceiras do projeto trazendo capacitações e assistência técnica no campo aos produtores a gente está engajado com o parceiro e acredito que o Senar e acredito que seremos bem sucedidos porque sem o apoio  técnico não há como desenvolver um projeto desta magnitude  que é o projeto Reniva.

 

                                            Aula pratica do curso de Manivas.