Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Sindicato Rural e SENAR fazem balanço de ações em Monção

Em reunião realizada no fim de semana, entidades também certificaram produtores rurais que concluíram cursos técnicos nos últimos meses.

Produtores rurais receberam certificados de diversos cursos realizados ao longo do ano.

Em Monção, no último fim de semana, mais de 60 produtores rurais atendidos pela assistência técnica e gerencial do SENAR foram convidados para participar de uma reunião de balanço das atividades do Sindicato dos Produtores Rurais do município.

O presidente da entidade, Jonsson Matos, destacou o crescimento nas atividades das cadeias produtivas atendidas na região: bovinocultura de corte, piscicultura e fruticultura. São mais de 60 produtores rurais atendidos nas três cadeias produtivas em destaque.

Foi o caso do piscicultor Elissantos Nunes, que herdou a propriedade rural da família após o falecimento do pai. “Sou um menino da cidade que se viu diante da responsabilidade de gerenciar uma propriedade rural. No começo foi difícil, perdi gado, galinha e peixe, que morreram por eu não saber fazer o manejo correto. Mas, depois que conheci o Senar e participei de cursos como o NCR (Negócio Certo Rural), percebi o potencial que minha propriedade tinha; me dediquei a colocar em prática as orientações que recebi e hoje já usufruo do lucro que os resultados positivos tem me trazido”, comemora o produtor rural, que concluiu um curso de piscicultura recentemente oferecido em parceria com o Sindicato Rural local.

Outro piscicultor que não escondia a animação com o certificado de conclusão do curso de piscicultura era Hamilton Franks, que gerencia uma propriedade rural em área de assentamento na região. “Fiz o primeiro curso de piscicultura oferecido pelo SENAR há 15 anos, e isso fez toda a diferença na minha jornada e no meu crescimento na atividade. Agora, com os novos conhecimentos e tecnologias que aprendi espero avançar ainda mais”, destaca o piscicultor. 

Com a presença do superintendente do SENAR, Luís Figueiredo e do supervisor técnico da regional do Vale do Pindaré, Rogel Prates, foram entregues os certificados de conclusão dos cursos de Silagem, Hortaliças e Folhosas, Piscicultura, Transformação da Mandioca, Produção Artesanal de Alimentos, Alimentação Alternativa, Cultivo de Plantas Agroalimentares- Milho, Operação de Tratores agrícolas e Primeiros Socorros.

Balanço – O Sindicato de Produtores Rurais de Monção foi fundado inicialmente em 1977, mas passou por um período de  inatividade. Há 16 anos, a entidade sindical foi reativada, com a missão de atender os produtores rurais que atuam nos municípios de Monção e Igarapé do Meio.

Estações tecnológicas apresentaram técnicas inovadoras e acessíveis aos pequenos piscicultores, como o berçário em tanques suspensos.

Atualmente, a região da qual o município faz parte, tem o atendimento de 16 profissionais do SENAR, entre técnicos e supervisores de campo, prestando assistência técnica e gerencial e capacitações específicas, que tem o objetivo de contribuir com o aumento da produtividade e o melhoramento da eficiência e qualidade das lavouras maranhenses.

“Esse apoio é fundamental para nós, seja como sindicato, seja como produtores rurais que, muitas vezes, não tem outros meios de acessar novas tecnologias para aplicar em nossas propriedades”, reconheceu o presidente do sindicato.