Senar, Sinpra e Sinrural recebem representantes de vários estados para discutir ATeG

No Sinrural, em Imperatriz, gestores e técnicos discutem as políticas da ATEG do Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou na região tocantina (Imperatriz e Açailândia), a I Missão Técnica ATeG Senar. O evento teve como principal objetivo promover troca de experiências acerca das diretrizes institucionais quando ao trabalho de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), bem como o alinhamento dessas ações nos estados onde a assistência Técnica e Gerencial (ATeG) encontra-se em desenvolvimento.

O Senar Maranhão se destacou pelo empenho com que vem empreendendo essa atividade junto aos produtores rurais, tornando-se referência para o país na assistência técnica e gerencial.

Este ano, por meio do programa Mais Produção do governo do Estado, vem atendendo 1.700 propriedades rurais, nas cadeias de carne e couro, arroz, piscicultura, hortifruticultura, leite e suinocultura.

No ano passado, foram apenas 1.500 produtores contemplados por esse programa governamental e que também receberam atendimento do Senar. Grande parte deles aceitaram as mudanças que a tecnologia proporciona e aumentaram a sua produção, produtividade e renda, chegando a níveis de crescimento significantes, de até triplicar esses indicadores.

Encerramento do primeiro Seminário da Missão Senar

Capacitação técnica

Em função disso, o Senar trouxe representantes dos estados de Tocantins (TO), Acre (AC), Rondônia (RN), Bahia (BA), Sergipe (SE), Pernambuco (PE), Amapá (AM) e Pará (PA) para conhecer de perto as ações de ATeG desenvolvidas pelo Senar Maranhão, onde incluem-se também atendimentos aos produtores rurais com  capacitação técnica nas áreas mais relevantes, com destaque para a propriedade rural Fazenda Mariazinha, em Açailândia, do produtor rural Joaquim Ramos, cuja atividade principal é a bovinocultura de corte.

Antes, o grupo de gestores do Senar participou no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinpra),  de reunião com a equipe técnica do Senar Maranhão, capitaneada pelo superintendente Luiz Figueiredo e pelo gerente de ATeG, Epitácio Rocha, que na ocasião apresentou a estrutura de ATeG da Administração Regional do Maranhão, como por exemplo: projetos desenvolvidos, estratégias de trabalho, resultados alcançados, desafios enfrentados e estratégias adotadas, além de melhorias e inovações empreendidas em cada Unidade Produtiva.

Os visitantes foram recebidos pelo superintendente do Senar Maranhão Luiz Figueiredo e pelo presidente do Sinrural Armelindo Ferrari. Este último destacou, durante a abertura dos trabalhos, o empenho e a dedicação do Senar, representado pelos técnicos, supervisores e toda a diretoria da entidade, cuja responsabilidade com o setor rural, segundo ele, tem promovido o fortalecimento do sistema sindical rural da CNA nas diversas áreas do agro maranhense, especialmente na região sul do estado.

Na Fazenda Mariazinha, visitantes participam de seminário com demonstrações de resultados da ATeG.

“É com muito orgulho, com muita felicidade que estamos recebendo o Senar nessa integração de trabalho e na idealização de novos caminhos para o agronegócio, compartilhando novas ideias e projetos, pois o Senar é parceiro do produtor rural”, disse o presidente do Sinrural, Armelindo Ferrari.

Para o superintendente, Luiz Figueiredo, o momento de integração e troca de experiências entre as Administrações do Senar de vários estados do Norte/Nordeste, é essencial para o fortalecimento da ATeG, tanto no Maranhão, quanto no restante do país.

“Muito proveitosa a visita dos nossos parceiros do Senar. Importante porque tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho que temos feito a favor do setor rural, com resultados positivos. Para nós é uma alegria poder contribuir com os produtores rurais maranhenses e com os representantes de outras administrações do Senar”, disse o superintendente.

Em Açailândia, o Sinpra foi o anfitrião dos integrantes da Missão.