
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou na região tocantina (Imperatriz e Açailândia), a I Missão Técnica ATeG Senar. O evento teve como principal objetivo promover troca de experiências acerca das diretrizes institucionais quando ao trabalho de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), bem como o alinhamento dessas ações nos estados onde a assistência Técnica e Gerencial (ATeG) encontra-se em desenvolvimento.
O Senar Maranhão se destacou pelo empenho com que vem empreendendo essa atividade junto aos produtores rurais, tornando-se referência para o país na assistência técnica e gerencial.
Este ano, por meio do programa Mais Produção do governo do Estado, vem atendendo 1.700 propriedades rurais, nas cadeias de carne e couro, arroz, piscicultura, hortifruticultura, leite e suinocultura.
No ano passado, foram apenas 1.500 produtores contemplados por esse programa governamental e que também receberam atendimento do Senar. Grande parte deles aceitaram as mudanças que a tecnologia proporciona e aumentaram a sua produção, produtividade e renda, chegando a níveis de crescimento significantes, de até triplicar esses indicadores.

Capacitação técnica
Em função disso, o Senar trouxe representantes dos estados de Tocantins (TO), Acre (AC), Rondônia (RN), Bahia (BA), Sergipe (SE), Pernambuco (PE), Amapá (AM) e Pará (PA) para conhecer de perto as ações de ATeG desenvolvidas pelo Senar Maranhão, onde incluem-se também atendimentos aos produtores rurais com capacitação técnica nas áreas mais relevantes, com destaque para a propriedade rural Fazenda Mariazinha, em Açailândia, do produtor rural Joaquim Ramos, cuja atividade principal é a bovinocultura de corte.
Antes, o grupo de gestores do Senar participou no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinpra), de reunião com a equipe técnica do Senar Maranhão, capitaneada pelo superintendente Luiz Figueiredo e pelo gerente de ATeG, Epitácio Rocha, que na ocasião apresentou a estrutura de ATeG da Administração Regional do Maranhão, como por exemplo: projetos desenvolvidos, estratégias de trabalho, resultados alcançados, desafios enfrentados e estratégias adotadas, além de melhorias e inovações empreendidas em cada Unidade Produtiva.
Os visitantes foram recebidos pelo superintendente do Senar Maranhão Luiz Figueiredo e pelo presidente do Sinrural Armelindo Ferrari. Este último destacou, durante a abertura dos trabalhos, o empenho e a dedicação do Senar, representado pelos técnicos, supervisores e toda a diretoria da entidade, cuja responsabilidade com o setor rural, segundo ele, tem promovido o fortalecimento do sistema sindical rural da CNA nas diversas áreas do agro maranhense, especialmente na região sul do estado.

“É com muito orgulho, com muita felicidade que estamos recebendo o Senar nessa integração de trabalho e na idealização de novos caminhos para o agronegócio, compartilhando novas ideias e projetos, pois o Senar é parceiro do produtor rural”, disse o presidente do Sinrural, Armelindo Ferrari.
Para o superintendente, Luiz Figueiredo, o momento de integração e troca de experiências entre as Administrações do Senar de vários estados do Norte/Nordeste, é essencial para o fortalecimento da ATeG, tanto no Maranhão, quanto no restante do país.
“Muito proveitosa a visita dos nossos parceiros do Senar. Importante porque tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho que temos feito a favor do setor rural, com resultados positivos. Para nós é uma alegria poder contribuir com os produtores rurais maranhenses e com os representantes de outras administrações do Senar”, disse o superintendente.
