Senar qualifica técnicos do Iterma com o curso pilotagem de Drone

Três cursos serão ministrados, com o intuito de capacitar técnicos de campo do órgão e aplicar durante trabalho nos assentamentos

Diretores do Iterma e o superintendente do Senar, na abertura do curso.

Cerca de quarenta pessoas serão qualificadas no curso de Pilotagem de Drone, ministrado pelo Senar, no Instituto de Colonização e Terras do Estado do Maranhão (Iterma), até o final do primeiro  semestre deste ano.

A confirmação foi feita pelo superintendente do Senar Maranhão, Luiz Figueiredo, quando da cerimônia de abertura da primeira turma realizada na manhã de segunda-feira (21), na sede do órgão, no Turu. Todos os treinamentos serão ministrados pelo instrutor Arthur Borges.

O Superintendente foi recepcionado pelos diretores Miguel Barbosa (Recursos Fundiários) e George de Melo Aragão (Diretor de assentamento e Desenvolvimento rural), que representaram na oportunidade, o presidente Anderson Pires Ferreira. 

Os inscritos no curso de Pilotagem de Drone, são técnicos que atuam juntos aos assentamentos no uso e na regularização fundiária – processo que dará maior agilidade e dinamização no trabalho, segundo o diretor Miguel Barbosa.

“As atividades com essa tecnologia, servirá para fazer o georeferenciamento. O processo envolve a diretoria fundiária que vai na frente regularizando as áreas que não tem documento, nem matrículas e em seguida entra em ação a equipe com o drone”, 

Assentados

Técnicos do Iterma em sala de aula.

Outro que enfatiza o trabalho do Senar é George de Melo. Para ele, a iniciativa será de grande valia tanto para os técnicos quanto para os assentados assistidos pelo órgão do Governo estadual.

“Procuramos o Senar  e fechamos a parceria. Certamente que esse movimento vai trazer grandes benefícios para o nosso trabalho como divisão de lotes, demarcação de perímetros  e outros serviços. O uso do drone será uma maravilha para os nossos profissionais”.

O treinamento Pilotagem de Drone foi implantado no Senar Maranhão desde 2022. Desse período até agora, foram qualificadas centenas de pessoas, dentre elas, profissionais das ciências agrárias que atuam no campo, além de produtores rurais atendidos pelo Senar, dentre outros que já utilizam a tecnologia no seu dia a dia no campo.

“A parceria com o Iterma, nos gratifica porque é mais um serviço em favor do homem do campo. E a aplicação do curso Pilotagem de Drone vai ajudar de forma  direta os pequenos produtores rurais com a demarcação de suas terras – um avanço grandioso que garante a implantação de projetos de produção de alimentos para a família e para o mercado”, enfatizou o gestor do Senar, Luiz Figueirêdo.