Senar participa de Dia de Campo sobre Plano ABC no sul do estado

 

Técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), participaram esta semana, no município de São Raimundo das Mangabeiras, do I Encontro de ILPF e do Plano ABC na região do Matopiba.

Técnicos participam  do Dia de Campo em São Raimundo das Mangabeiras.
Técnicos participam  do Dia de Campo em São Raimundo das Mangabeiras.

O Encontro ocorreu na fazenda Santa Luzia, do produtor Osvaldo Massao situada a 25 quilômetros da sede, e que atualmente funciona como referência para ambos os projetos. O objetivo deste Encontro foi essencialmente mostrar as tecnologias ILP, (Integração, Lavoura e Pecuária), e ILPF, (Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta), aplicadas com sucesso, naquela área rural,

Participaram do evento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), Meio Norte, Cocais, Floresta e Cerrados, representantes da prefeitura local, lideranças políticas, produtores rurais. Do  Senar, participaram a veterinária Aline Saldanha e o gerente de Assistência Técnica, (Ater) agrônomo, Epitácio Rocha, além dos supervisores do Mapito, Rozalino Aguiar Júnior e Edivaldo Franco Amorim.

O projeto Plano ABC, (Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura), também participou de forma efetiva por meio de seu gestor  no estado, Luiz Coelho.

De acordo com técnicos e pesquisadores da Embrapa, a iniciativa serve para que outras instituições percebam  a importância de uma atividade caracterizada de baixa emissão de carbono, aliando sustentabilidade, produtividade e rentabilidade.

Ainda de acordo com os organizadores do evento, até o final deste ano, serão realizadas  no estado, dois seminários sobre o Plano ABC, cuja função é sensibilizar seus participantes sobre a importância deste programa para o estado.

”A nossa participação neste evento em São Raimundo das Mangabeiras foi importante uma vez que estreitou as relações entre as instituições parcerias na divulgação e promoção das práticas produtivas de baixa emissão de carbono, fundamentais  no contexto do agronegócio”, destacou a veterinária do Senar, Aline Saldanha.