No local, foram apresentados resultados de qualificações envolvendo jovens aprendizes em vários municípios.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), participou por meio da Gerência de Promoção Social (PS), de Audiência Pública sobre a Semana Nacional de Aprendizagem Rural, promovida pelo Ministério do Trabalho (MT), voltada para a reflexão da importância da contratação de aprendizes e intensificação das ações voltadas ao cumprimento da Lei nº 10.097/2000.
Assim como o Senar, participaram diversas empresas do sistema “S”, todas qualificadas para capacitar pessoas entre 14 a 24 anos para o mercado de trabalho.
Com 22 cursos incluídos no Catálogo Nacional de Aprendizagem Rural (CONAP), a entidade possui sólida expertise em capacitação rural, e por esse motivo, integra o projeto desde 2012, com a realização de 12 turmas, tendo sido a primeira delas no município de Feira Nova em parceria com a empresa Emflors.
Nesta empreitada foram aprimorados 20 participantes, na prática da silvicultura (aplicação de métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com a visão de satisfazer as necessidades do mercado e o aproveitamento e o uso racional das florestas).
Silvicultura
Queiroz Galvão (Açailândia) e Santa Izabel Alimentos Ltda (Paço do Lumiar), têm sido ultimamente os principais parceiros do Senar na aplicação do programa Aprendizagem Rural, com os cursos de silvicultura, auxiliar administrativo e financeiro e avicultura de corte. Delas, saíram cem alunos, preparados para encarar o mercado de trabalho. Aqueles que se destacaram durante o curso, puderam se incluídos no quadro fixo do pessoal da empresa.
No início deste mês, outra empresa aderiu ao processo, e juntamente com o Senar abriu nova turma com vinte participantes no curso de auxiliar administrativo e financeiro. Trata-se da CLC Agrícola focada na produção de algodão, soja e milho, localizada em Balsas.
De acordo com a gerente de Promoção Social, Yolanda Gomes, o objetivo da Aprendizagem Rural do Senar é realizar a formação profissional rural com metodologia de ensino voltada aos Aprendizes, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho.
“A iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho em promover essa audiência pública tem o objetivo de sensibilizar as empresas a aderirem ao programa e conhecer os resultados de outras que já participam. O que esperamos é que haja contribuição da parte de todos para com o a vida profissional do aprendiz”, disse a gerente.