Senar mantém abertas inscrições para curso técnico em Agronegócio

Os candidatos podem ingressar nos polos de Imperatriz, Balsas e Pastos Bons

 

Alunos do curso de Agronegócio  promovido pelo Senar no polo Colinas (MA).  
Alunos do curso de Agronegócio  promovido pelo Senar no polo Colinas (MA).

Seguem abertas  até o próximo  dia 13 de fevereiro, as inscrições  à nova seleção para o Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônicohttp://www.senar.org.br/etec, onde os interessados poderão ter acesso ao edital da seleção e à relação dos polos que oferecem vagas.

No Maranhão, os candidatos às vagas ofertadas podem se inscrever nos polos de Imperatriz, Pastos Bons e Balsas. As datas para as provas poderão ser escolhidas no ato da inscrição e tiveram  inicio  desde  o dia 30 de janeiro, com término previsto para o dia 15 de fevereiro.

Os Polos dos municípios de Imperatriz e Pastos Bons dispõem de 30 vagas cada, para os futuros técnicos em agronegócios.  Já o município de Balsas possui apenas, 20.

De acordo com a coordenadora da Rede e-Tec no Maranhão Thaysa Correia, a procura em todos os polos tem sido  grande, haja vista o apoio nestes locais dos Sindicatos dos Produtores Rurais  e, em Pastos Bons, também, da prefeitura municipal.

“Percebemos grande interesse de pessoas não somente das cidades-polos, mas, também, naquelas circunvizinhas. Os candidatos enxergam a chance de conseguir trabalho na área rural, principalmente em municípios onde tem havido expansão do setor agropecuário”, frisou a coordenadora.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, disse ser a oportunidade aos filhos dos produtores rurais de se especializarem para atuar nas áreas rurais pertencentes à família. Ele acrescenta  que comumente os jovens procuram as cidades mais desenvolvidas,  onde tem universidades ou escolas técnicas para se especializarem em  cursos técnicos em agropecuária.

 

“Nós,  do sistema Senar/CNA/Faema/sindicatos e algumas prefeituras parceiras, estamos levando para esses polos a possibilidade dos jovens cursarem em sua cidade ou em cidades vizinhas, um curso que vai ajudar muito no desenvolvimento do setor rural”, ressaltou Coelho, lembrando que o curso é composto por oitenta por cento à distância e 20 por cento presencial, o que possibilita o ingresso daqueles que já desenvolvem atividades remuneradas nas circunvizinhanças.

Sobre o curso

O curso terá duração de dois anos  e formará o candidato em técnico em Agronegócio, cujo  principal desafio, é aumentar a eficiência do mercado agrícola e agroindustrial. Por meio de técnicas de gestão e de comercialização, este profissional atua na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.

Diferente do técnico agrícola que trabalha focado na produção, o técnico em agronegócio é voltado à gestão das empresas agrícolas. Mas, sua atuação não se limita aos processos internos de uma fazenda, pode trabalhar em empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, revendas de insumos agropecuários, consultorias e em empresas de fomento.

Além de identificar os segmentos das cadeias produtivas do setor agropecuários e avaliar os custos de produção e aspectos econômicos para a comercialização de novos produtos e serviços, esse especialista pode idealizar ações de marketing aplicadas ao agronegócio.

Este profissional também é responsável por executar ações sociais e ambientais visando à sustentabilidade dos negócios rurais. O Técnico em Agronegócio é um agente de transformação que atua como parceiro do produtor rural, utilizando técnicas inovadoras e sustentáveis, na conquista pela produtividade e lucratividade, com visão empreendedora para a melhoria da qualidade de vida do meio rural.