Seguindo a proposta de realizar ações em favor dos produtores rurais, o sistema Faema/Senar, juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais de Grajaú, Prefeitura de Sítio Novo, Sebrae e parceiros, acaba de realizar mais um Dia de Campo no município de Sítio Novo, distante cerca de 580 quilômetros da capital maranhense.
A iniciativa deu-se na Chácara Modelo, Unidade Produtiva do produtor rural José Ilson Maciel (Zé da Pamonha), assistido pelo Senar, dentro do programa Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), na cadeia da Bovinocultura de Leite (Sindicato Forte).
A ação composta por duas importantes palestras, levou aos presentes temas relevantes para o produtor rural. A primeira delas: ‘Processos de confecção do silo de capiaçu’, foi ministrada pelo supervisor técnico do Senar, Kayro Puça, com a colaboração do técnico de campo, responsável pelo atendimento na propriedade, Leandro Passos.
Já a segunda, ministrada pelo zootecnista e mestre em produção animal, Edson Simielli, tratou sobre ‘A importância do reprodutor zebuíno puro de origem, no rebanho comercial’. O evento agropecuário atraiu centenas de pessoas do município e cidades adjacentes. Destaque para as caravanas de produtores rurais dos municípios de Grajaú, Barra do Corda e São Raimundo das Mangabeiras.
A instituição foi representada pelo superintendente do Senar, Luiz Figueiredo. Presente estava também o presidente licenciado do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho. O prefeito Antônio Coelho fez as honras, recebendo a todos com a sua equipe de trabalho.
Da Câmara Municipal, participou o presidente Uimar Diniz, assim como o secretário de Agricultura municipal, Domingos Nova, o diretor regional do Sebrae, André Veras, além de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), representantes das prefeituras, profissionais e convidados.
O coordenador regional de ATEG do Senar, Egon Bastos e equipe em consonância com o Sindicato Rural (Raimundo Simas) e prefeitura municipal, foram os responsáveis pela realização da atividade.
Tecnologias
“Eu vi uma porta abrir com o Senar. Antes, eu achava que não havia alternativa. Hoje a minha realidade é outra. Com as tecnologias trazidas até mim, mudei a minha visão. Posso garantir que a minha renda melhorou em 60%. Trabalho agora com segurança, produzindo com qualidade. Sou grato a esta instituição que a cada dia está trazendo oportunidade para mim e a outros que também necessitam”, ressaltou o produtor anfitrião, José Ilson, após falar em público da sua experiência.
Ilson mantém em sua pequena propriedade, queijo e outros derivados do leite, rapadura, frango e ovos caipira e pamonha, além de criar suínos, produzir linguiça caseira e plantar feijão irrigado. Toda esta produção é vendida na feira da cidade e é responsável pelo sustento da família.
O prefeito falou na ocasião da felicidade de proporcionar aos produtores rurais, o Dia de Campo com conhecimento e capacitação, por meio do Senar.
“A gente sabe como é importante o produtor rural para o desenvolvimento do nosso município, para o nosso país e a gente poder dar o apoio necessário através da Secretaria de Agricultura. É importante ainda a presença e a contribuição de representantes das diversas entidades que aqui estão, colaborando conosco neste Dia de Campo, motivando os nossos produtores rurais”, frisou o gestor municipal e produtor rural.
O superintendente Luiz Figueiredo, contente com o resultado do trabalho, incentivou os presentes a investir em suas propriedades e buscar conhecimento junto ao Senar.
“O Senar está presente onde o produtor rural está. Portanto, a nossa satisfação é ver o homem do campo, como o José Ilson, empreendendo em sua produção, com conhecimento e trabalho”, ressaltou ele.