Senar inicia mais duas turmas do programa Aprendizagem Profissional Rural em Balsas

Time de jovens balsenses com o Senar, após encerramento de turma.

Allan Barros tem 19 anos e trabalha no Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas (SindBalsas), desde que concluiu o curso de Administração Agrícola, dentro do programa Aprendizagem Rural disponibilizado pelo Senar em parceria com o SindBalsas e a empresa SLC Agrícola, situada no município.

Satisfeito com a qualificação, Allan diz que o curso abriu a sua mente, de maneira que atualmente ele pensa em investir em uma carreira mais arrojada para seguir em frente no mundo do agronegócio, que agora, o fascina.

“É muito importante se aprimorar em alguma área logo ao sair do ensino médio, e o Senar, Sindicato e empresas agrícolas, estão aqui para habilitar os jovens aprendizes daqui de Balsas para o mercado de trabalho”, disse ele ao ressaltar a importância de ter independência financeira, para buscar maior desenvolvimento  na área que mais cresce no país, que é o agronegócio.

Luiz Figueiredo e representante da Frango Natto, durante assinatura de parceria.

A opinião de Barros, reforça a preocupação da instituição que tem fortalecido a cada ano, a qualificação profissional dentro do setor rural maranhense.  Com o programa Aprendizagem Profissional Rural, essa performance tem se consolidado.

Por meio das empresas parceiras:  SLC Agrícola, Notaro Alimentos LTDA, Frango Natto, Risa S/A e Sierentz Agro Brasil, juntos lançaram desde 2014 cerca de 500 jovens de Balsas e municípios vizinhos, ao mercado de trabalho. A iniciativa tem se expandido de tal forma que todos os anos, novas turmas são iniciadas envolvendo cada uma delas, cerca de 20 alunos em busca de uma profissão dentro do setor rural como Assistente Administrativo ou técnico em Mecanização Agrícola, entre outros a 20 novos estudantes. A primeira delas com a SLC Agrícola e a segunda com a Frango Natto.

Alunos com diretores do Senar e Sindicato.

O Programa tem por objetivo incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a primeira experiência como empregado rural, e ainda capacitando-os para o ingresso definitivo no mercado de trabalho, através de programação elaborada nos termos da Lei 10.097 / 2000.

Podem participar, jovens com idade entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. É dada preferência aos jovens de baixa renda e de famílias de trabalhador ou produtor rural.

Contratação

O programa é realizado em parceria com empresas e produtores rurais que se enquadram na legislação no que diz respeito à obrigação de contratação de aprendizes, devendo haver assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz e Contrato de Aprendizagem por tempo determinado, não podendo ultrapassar dois anos.

Jovem exibe com orgulho, material de aprendizado oferecido pelo Senar.

Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética. Os resultados são gratificantes, principalmente para grande parte dos jovens que estão descobrindo sua vocação e que pode estar atrelada ou não à sua formação estudantil.

Paula Rocha, assistente administrativa da SLC Agrícola, disse que se sente satisfeita em participar do processo de abertura de nova turma de alunos do programa de Aprendizagem Rural. Segundo ela, é uma forma de impactar positivamente as gerações futuras.

Jovem exibe com orgulho, material de aprendizado oferecido pelo Senar.

“Esses jovens vão levar todo o conhecimento que recebem em um ano de troca de experiência com o Senar para a vida toda, além de pôr em prática em outras empresas que certamente vão ser inseridos no decorrer do caminho”, afirmou ela ao acrescentar que: “A SLC Agrícola se sente bastante privilegiada em manter esta parceria com o Senar, porque a gente observa que é um ensino de qualidade, uma parceria que beneficia a comunidade local, traz conhecimento ímpar que nem todas as instituições conseguem e possui professores qualificados para transferir conhecimento. Então, a SLC só tem a ganhar com a parceria com o Senar”, destacou.

Trabalho

De acordo com o assistente administrativo do Sindicato de Balsas (SindBalsas), Marcelo Lira, a inclusão de jovens no programa do Senar é uma porta de entrada para o mercado de trabalho porque a maioria deles não possui experiência.

Momento de assinatura de parceria – Senar e SLC Agrícola.

“As empresas sempre exigem experiência, e é importante ter conhecimento, mas também a prática. E o curso oferece justamente os dois. E quando a parceira não contrata em definitivo o aluno ao final do curso, os concludentes já estão preparados para adentrarem a qualquer momento, o mercado”, disse ele.

A afirmativa de Lira vai de encontro à declaração de Karinny Ribeiro, ex- estudante do Jovem Aprendiz, e agora contratada pela SLC Agrícola. “Fui contratada logo após o fim do programa Aprendizagem Rural e considero uma oportunidade única para os jovens, porque assim como eu, os concludentes ficam perdidos e sem noção de como funciona o mercado de trabalho. Então, é uma excelente oportunidade que o Senar nos oferece”, frisou ela.

Aluno dá o seu depoimento sobre o programa, durante evento em Balsas.

“O programa Jovem Aprendiz Rural sintetiza a essência do jogo  do ganha-ganha. Ganha empresa parceira do Senar e contratante dos jovens aprendizes, por preparar um público novo para entender as suas demandas por mão-de-obra qualificada e ganha o Senar, por estar cumprindo o seu papel de instituição responsável pelo preparo de pessoas para atender o setor rural do Estado”, ressaltou o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.