O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), concluiu mais uma etapa de Formação de instrutores para atender ao homem do campo no programa Negócio Certo Rural (NCR). O treinamento ocorreu em São Luís e envolveu vinte (20) profissionais dos estados do Maranhão, Alagoas e Paraíba e Amapá.
Na programação, foi apresentada e discutida a metodologia do programa por instrutores do Senar, Espírito Santo (Rodrigo Martins) e Ceará (Edilton Louzada (CE). A abertura contou com a presença da coordenadora do Senar Brasil, Leilane Lopes que apresentou a proposta do programa aos participantes e da necessidade de capacitação dos novos instrutores envolvidos no processo. Do Sebrae/MA, esteve presente a coordenadora estadual do Agronegócio e Desenvolvimento Territorial, Larissa Leite.
A organização do curso foi feita pela coordenadora do NCR do Senar/MA, Agriciomar Veloso e pelo Gerente de Formação Profissional, Carlos Antônio Feitosa, sob a supervisão do superintendente Luiz Figueiredo.
Rodrigo Martins disse que o NCR está revolucionando o campo, quando ensina o produtor rural a empreender o seu pequeno negócio.
“A gente percebe que muitos estão ávidos por informações, para levar a metodologia da forma mais completa aos produtores rurais de seu estado”, frisou o instrutor.
Fortalecer
Hypoliana de Oliveira, engenheira agrônoma de Alagoas já atua como instrutora no Senar do seu estado. Agora, treinada para o NCR espera fazer o melhor para atuar dentro do plano que é fazer crescer e se fortalecer a propriedade e o produtor rural.
“O Senar e o Sebrae fizeram essa parceria de maneira assertiva. Nossa meta é disseminar no estado tudo o que nos foi passado. A fim de que tenhamos sucesso no atendimento ao produtor rural”, disse ela, feliz com o resultado.
Larissa Leite do Sebrae, classificou como meta, a transformação que o NCR vai proporcionar. “É sempre bom promover atualizações aos nossos instrutores. Uma forma de proporcionar ao produtor maior conhecimento”, falou, apontando para a intensificação do programa desde o ano passado, onde centenas de produtores foram alcançados em todo o Estado pelo NCR. “A intenção é continuar ampliando o programa por todo o interior do Estado”.