Senar e Sebrae promovem seminários para produtores rurais de Santa Inês e Lago da Pedra

 Os encontros motivam o produtor a investir em conhecimento e tecnologia

Negócios Rurais, Crescer com Profissionalismo: esse foi o tema principal dos seminários promovidos pelo Senar e Sebrae na sede da  gerência de Santa Inês e na AGRITEC de Lago da Pedra, reunindo cerca de 150 pessoas  por evento, de municípios e comunidades próximas, incluindo estudantes do Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFMA), técnicos, lideranças e produtores rurais de Santa Inês, Monção, Santa Luzia, Pindaré-Mirim, Lago da Pedra, Lago do Junco, Esperantinópolis e Poção de Pedras.

Participaram  também, os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Santa Inês: Antônio Santiago, de Monção: Jonsson Jackson Matos dos Santos, de Pindaré: Márcio Francisco  M. dos Santos, de Santa Luzia: Francisco Pereira da Silva e de Esperantinópolis: Emerson de Macedo Galvão.

O objetivo dos seminários, de acordo com a organização é trazer o produtor ao ambiente de negócios, despertando a cultura empresarial  dentro da atividade rural,  mostrando a ele as ferramentas que o Sebrae e o Senar e outras instituições públicas  dispõem,  para que possa melhorar a sua produtividade  e ao mesmo tempo maximizar seu lucro. Ainda de acordo com a organização, os seminários sobre Negócios Rurais vai percorrer todo o estado do Maranhão com vistas a atender o homem do campo.

 A equipe do Sebrae, participou diretamente de toda organização, com destaque para o diretor-gerente Wamberg Amaral que abriu a solenidade em Santa Inês, falando da importância dos temas abordados para o setor rural da região. O instrutor do Senar e consultor do Sebrae, Antônio Lobo iniciou  os trabalhos falando de Agricultura de baixa emissão de carbono.  Já o  gerente técnico do Senar, Carlos Antônio Feitosa tratou do programa  Negócio Certo Rural (NCR), aplicado nas diversas regiões do estado pelo Senar e Sebrae.

Agrodiálogos

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Banco da Amazônia (BASA), convidados para o evento, discorreram sobre Crédito Rural –  que abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização dos produtos rurais.

De grande abrangência e importância para os convidados, o projeto Agrodiálogos do Senar foi apresentado pelo presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, que destacou na oportunidade as ações do Senar cujo foco é promover conhecimento e melhoria da qualidade de vida ao homem do campo.

“É  importante a presença do Raimundo Coelho  porque ele é o vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e a sua participação aproxima  a comunidade empresarial do setor rural maranhense” disse o diretor-gerente do Sebrae, empenhado em atender o produtor rural.

O  estudante do IFMA, Guilherme Silva Santos, morador de Santa Inês, disse que  os  seminários foram de grande importância, porque serviram para tirar dúvidas dos presentes acerca dos pontos cruciais na produção.

“Os seminários foram de muita valia, aprendi muito aqui hoje, tirei muitas dúvidas  e  como pretendo ser produtor rural, preciso continuar acompanhando esses eventos”, frisou o estudante.