.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), certificou esta semana, no auditório da Energia Verde Produção Rural, empresa que integra o grupo Queiroz Galvão, em Açailândia – 18 jovens que se qualificaram por meio do curso técnico em silvicultura. A capacitação foi promovida pela referida empresa em parceria com o Senar, por meio do programa Jovem Aprendiz Rural, do governo federal.
Na oportunidade também foi assinado pelo superintendente do Senar, Luiz Figueiredo e por representantes da empresa, um Termo Aditivo, (TA), possibilitando o início de duas novas turmas nas áreas de administração e silvicultura. Até agora, cerca de 100, (cem), jovens estão sendo beneficiados com a parceria, alguns deles, já absorvidos pelo mercado de trabalho local e regional.
Os participantes dos cursos, são jovens entre 14 a 24 anos incompletos que buscam a valorização profissional. Grande parte deles, filhos de funcionários do Grupo Queiroz Galvão, ou ainda moradores de comunidades que circundam o empreendimento. O curso é dividido em duas etapas: sendo elas, teórica e prática e tem duração de um ano. O participante recebe meio salário mínimo, encargos e benefícios pagos a um empregado.
Participaram da entrega do certificado e da assinatura do convênio, Luiz Figueiredo, a analista de comunicação e benefício, Minervina Feitosa, a instrutora Ângela Raquel, a coordenadora do Departamento de Pessoal, Polyana Winni e o gestor responsável pelo estágio, Pedro Rezende, todos eles da Energia Verde Produção Rural. Também estava presente a secretária Rosemara Carvalho, representando o sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, (Sinpra).
Valorização
Durante a celebração do novo convênio, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, realizou palestra motivacional focando a valorização dos jovens, com perspectivas para atuação no mercado de trabalho local e regional. Na ocasião ele discorreu sobre a importância da parceria para o bom desempenho do projeto que tem como foco a qualificação de jovens trabalhadores e da sua absorção no mercado de trabalho.
“O Senar se orgulha em contribuir com a capacitação de novos trabalhadores de Açailândia e de outros municípios maranhenses, direcionando-os ao mercado de trabalho”, disse Figueiredo parabenizando a iniciativa dos gestores da Energia Verde, e o bom desempenho dos alunos.
Minervina Feitosa, disse estar muito grata pela parceria e apoio do Senar em mais esta empreitada. “Esperamos continuar capacitando jovens para o mercado de trabalho”, ressaltou ela, satisfeita com o investimento e com a parceria.
Gildanrresse Rodrigues da Silva de 19 anos, participante do curso de silvicultura e novo contratado do grupo Queiroz Galvão, frisou a sua satisfação em integrar o quadro de funcionários enquanto destacou o papel do Senar enquanto instituição preocupada com a melhoria da qualidade de vida de jovens e adultos rurais, por meio de conhecimento.
Preparar jovens
O programa foi lançado pelo SENAR para atender as exigências do governo federal (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE) no que tange à Lei nº 10, 000/2002 e consiste em preparar jovens para o mercado de trabalho em consonância com as necessidades das empresas que exploram atividades rurais e os requisitos da legislação em vigor.
Neste caso, o empreendimento é voltado basicamente a adolescente ou jovem preferencialmente, filho de família do trabalhador ou de produtor rural, que haja concluído ou esteja cursando regularmente o ensino fundamental ou médio, matriculado em curso de aprendizagem com vínculo empregatício caracterizado por contrato de aprendizagem, conforme previsto na legislação.