Senar e empresa parceira qualificam e lançam jovens  no  mercado de trabalho de Açailândia

.

 Luiz Figueiredo ministra palestra motivadora para grupo de jovens na empresa Energia Verde Produção Rural, em Açailândia.
Luiz Figueiredo ministra palestra motivadora para grupo de jovens na empresa Energia Verde Produção Rural, em Açailândia.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar),  certificou  esta semana, no auditório da Energia Verde Produção Rural, empresa que integra o grupo Queiroz Galvão, em Açailândia – 18 jovens     que se qualificaram por meio do  curso  técnico em silvicultura.  A capacitação  foi  promovida pela referida  empresa em parceria com o Senar, por meio do  programa Jovem Aprendiz Rural, do governo federal.

Na oportunidade também  foi assinado pelo superintendente do Senar, Luiz Figueiredo e por representantes da empresa, um Termo Aditivo,  (TA), possibilitando  o início de duas novas turmas nas áreas de administração e silvicultura. Até agora, cerca de 100, (cem), jovens estão sendo beneficiados com a parceria, alguns deles, já absorvidos pelo mercado de trabalho local e regional.

Os participantes dos cursos, são  jovens entre 14 a 24 anos incompletos que buscam a valorização profissional. Grande parte deles, filhos de funcionários  do Grupo Queiroz Galvão,     ou  ainda moradores de comunidades que circundam o empreendimento. O  curso é dividido  em duas etapas: sendo elas, teórica e prática e tem duração de  um ano. O participante recebe meio salário mínimo, encargos e benefícios pagos a um empregado.

Participaram da entrega do certificado e da assinatura do convênio, Luiz Figueiredo, a analista de comunicação e benefício, Minervina Feitosa,  a instrutora Ângela Raquel,  a coordenadora do Departamento de Pessoal, Polyana Winni e o gestor responsável pelo estágio, Pedro Rezende, todos eles da Energia Verde Produção Rural. Também estava presente a secretária Rosemara Carvalho, representando o sindicato dos Produtores Rurais de Açailândia, (Sinpra).

Valorização

Durante a celebração do novo convênio, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, realizou  palestra motivacional  focando a valorização dos jovens, com perspectivas  para atuação no  mercado de trabalho local e regional.  Na ocasião ele discorreu sobre a importância da parceria para o bom desempenho do projeto que tem como foco a qualificação de jovens trabalhadores e da sua absorção no mercado de trabalho.

“O Senar se orgulha em contribuir com a capacitação de novos trabalhadores  de Açailândia e de outros municípios maranhenses, direcionando-os ao mercado de trabalho”, disse Figueiredo  parabenizando a iniciativa dos gestores da  Energia Verde, e o bom desempenho dos alunos.

Minervina Feitosa, disse estar muito grata pela parceria  e apoio do Senar em mais esta empreitada. “Esperamos continuar capacitando jovens para o mercado de trabalho”, ressaltou ela, satisfeita com o investimento e com a parceria.

Gildanrresse  Rodrigues da Silva de 19 anos, participante do curso de silvicultura e novo contratado do grupo Queiroz Galvão, frisou a  sua satisfação em integrar o quadro de funcionários  enquanto destacou o papel do Senar  enquanto instituição preocupada com a melhoria da qualidade de vida de jovens e adultos rurais, por meio de conhecimento.

Preparar jovens

O programa foi lançado pelo SENAR para atender as exigências do governo federal (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE) no que tange à Lei nº 10, 000/2002 e consiste em preparar jovens para o mercado de trabalho em consonância com as necessidades das empresas que exploram atividades rurais e os requisitos da legislação em vigor.

Neste caso, o empreendimento é voltado basicamente a adolescente ou jovem preferencialmente,  filho de família do trabalhador ou de produtor rural, que haja concluído ou esteja cursando regularmente o ensino fundamental ou médio, matriculado em curso de aprendizagem com vínculo empregatício caracterizado por contrato de aprendizagem, conforme previsto na legislação.