Senar assina Termo de Cooperação para capacitar produtores de Ribamar

 A solenidade ocorreu no início da semana na presença de centenas de produtores rurais ribamarenses

Equipe do Senar, liderada pelo presidente da Faema, Raimundo Coelho, assinam TCT com prefeito de Ribamar na presença de produtores rurais.
Equipe do Senar, liderada pelo presidente da Faema, Raimundo Coelho, assina TCT com prefeito de Ribamar na presença de produtores rurais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) acaba de assinar Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) – de São José de Ribamar, para o desenvolvimento de ações voltadas para os setores de agricultura e pesca daquele município.

A iniciativa deverá atender, potencialmente, a qualificação profissional e assistência técnica de pequenos produtores e trabalhadores rurais das comunidades que circunscrevem o município, e que, de acordo com o secretário da Semagri Isaac Holanda, além de resgatar a política de incentivo à produção agrícola municipal, também vai atender aos produtores que possuem um potencial gerencial para as chamadas empresas familiares, gerando novas fontes de trabalho e renda.

“Esperamos o fortalecimento da produção e da organização das entidades. A capacitação aplicada pelo Senar, vai permitir aos produtores e pescadores  visão empresarial com capacidade de gerenciamento de seu próprio negócio”, salientou Isaac, apontando para o município como um, dentre o universo do Estado, com grande capacidade empreendedora.

O ato ocorreu na sede da prefeitura, na presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, do gerente de Formação Profissional do Senar, Carlos Antônio Feitosa, do prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva e dos secretários municipais: Isaac Holanda (Agricultura), Raimundo Branco (adjunto da Agricultura), vereadores, assessores, funcionários da prefeitura e convidados. Também participaram do ato, centenas de lideranças comunitárias  ribamarenses, que deverão estar envolvidos no processo de capacitação e assistência técnica e gerencial.

 

Cadeias produtivas

O desenvolvimento da agropecuária municipal contempla inicialmente 75 pequenos produtores/trabalhadores rurais nas cadeias produtivas de piscicultura, (tanque escavado), horticultura e avicultura básica (galinha caipira), com início previsto para a segunda semana de fevereiro, quando será ministrado por instrutores do Senar, o curso de Operador de Máquinas Agrícolas (Tratorista), na comunidade de Matinha.

O presidente do Conselho Administrativo do Senar e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária  no Maranhão, (Faema), Raimundo Coelho lembrou a parceria  exitosa entre as  instituições na administração anterior.

“Se o Senar já realizou um grande trabalho aqui no município, apoiando na época o gestor Luís Fernando, agora em seu novo governo vai realizar muito mais e só tem a ganhar os pequenos produtores e trabalhadores rurais”, destacou.

De acordo com o superintendente Luiz Figueiredo, a iniciativa visa o fortalecimento das atividades rurais no município e o desenvolvimento da visão empreendedora, gerando novos empregos e renda e a melhoria dos níveis de lucratividade.

“A retomada desta parceria com o prefeito Luís Fernando, vai reeditar todo um trabalho de capacitação profissional iniciado em seu governo passado, com mais vigor e abrangência, principalmente, com o viés da assistência técnica”, realçou ele.

O prefeito Luís Fernando garantiu, a partir da celebração desse protocolo com o Senar, que o município vai voltar a produzir e gerar renda com responsabilidade, a partir da agricultura e pesca que são as grandes fontes de geração de oportunidades e ocupações no município.