Senar abre novos polos da Rede ETeC e fortalece o programa no Maranhão

Municípios com vocação para o agronegócio são beneficiados pelo programa

Em Pastos Bons, alunos dispostos a se profissionalizar no setor do Agronegócio.

“Eu entrei porque gosto de descobrir coisas novas. E agora, já matriculada, me identifiquei demais com o curso e estou com muita  expectativa”, disse a aluna da nova turma do curso técnico de Agronegócio da Rede ETeC do Senar, Isa Maria Santana, de Pastos Bons.

Gestores do Senar e  lideranças políticas locais, acompanham a inauguração da nova turma, em Barão de Grajaú.

Isa tem 18 anos, e mesmo frequentando veterinária na universidade estadual, tem conciliado o seu tempo para acompanhar as lições do curso. Assim como ela, dezenas de pessoas iniciaram suas aulas  recentemente nos polos de Barão de Grajau, Pastos Bons e Imperatriz.

Recém-inaugurados, eles contam com a parceria dos Sindicatos dos Produtores Rurais locais e das prefeituras municipais que contribuem cedendo os espaços para a realização das aulas nos finais de semana.

Ao todo, o Senar disponibiliza seis polos com o curso técnico em regiões vocacionadas para o agronegócio no estado. Além desses em fase de implantação,  outros polos se encontram em andamento desde 2015 nas cidades de Colinas, Chapadinha e Balsas.

Agronegócio

“Nós conseguimos para o segundo semestre deste ano, mais três turmas para o curso técnico em Agronegócio, sendo que uma delas ficou com trinta alunos no polo de Imperatriz” explicou o presidente da Faema, Raimundo Coelho, ressaltando o apoio de lideranças rurais e políticas na implantação e no desenvolvimento do programa nos municípios em questão.

Os primeiros polos formados no Maranhão finalizaram suas atividades com a formação de vinte e oito alunos no mês passado.  Outros, em funcionamento  nos municípios de Colinas, Balsas e Chapadinha concluirão suas atividades até o final de 2017.

O programa prevê sua expansão no próximo ano, haja vista a procura ter aumentado consideravelmente uma vez que os resultados tem repercutido de forma positiva, considerando que o  agronegócio tem se fortalecido na região sul maranhense e noutras, onde observa-se o despertar para o setor.