Produtores rurais de São Luís e São José de Ribamar participaram esta semana, de exposição de produtos hortifruti – de mais uma Rodada de Negócios, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma. Além de produtores rurais, estavam presentes os representantes da Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema), José Hilton Coelho de Sousa, (superintendente), e César Viana, (assessor técnico). Também no local, estavam empresários e convidados.
O projeto é coordenado pela Secretaria de Indústria e Comércio em parceria com a Faema, Sebrae e Semapa, e integra as estratégias do programa ‘Maranhão mais produtivo’, que tem como principal viés a abertura de novos mercados, fortalecendo e valorizando empreendedores do estado.
O projeto Rodada de Negócios já contemplou diversas regiões tendo como principal pauta de discussão, a exportação do ‘boi em pé’, disseminada entre os produtores rurais de Imperatriz, Açailândia e Balsas. Nesta empreitada, a Rodada de Negócios teve como ponto principal a apresentação pelos agricultores, de produtos da horticultura à empresa Masan, que atualmente é responsável pelo fornecimento de alimentação às instituições governamentais, (presídios e Iemas).
O objetivo da apresentação de tais produtos foi fechar negócios, a fim de incrementar a renda dos trabalhadores com venda direta, evitando dessa forma, a importação de produtos e o consequente pagamento de frete pela empresa, gerando assim, vantagens a ambos os setores.
Para o presidente da Faema, Raimundo Coelho, a Rodada de Negócios é uma articulação é uma ótima chance de ver se desenvolver o trabalhador do campo. “Essa ação visa fortalecer o movimento a fim de que o mercado se aqueça com a venda, pelos produtores à empresa Masan. Essa iniciativa vai propiciar ganho a todos”, ressaltou Coelho.
José Maria Passarelli, morador da Vila Esperança em São Luís, quarenta anos dedicados à lavoura, foi um dos que expôs seus produtos, da Rodada de Negócios. Ele vê na iniciativa uma oportunidade de expandir seus negócios, com venda direta ao empresariado, melhorando assim, sua fonte de renda. Passarelli garante que, esta é também uma forma de interagir com pessoas do setor. “Esta é a primeira oportunidade que teremos para incrementar a nossa produção, bem como a renda de cada participante da Rodada de Negócios”, disse ele.
De acordo com o secretário da Indústria e Comércio, (Seinc), as Rodadas de Negócios estão contribuindo não só para abertura de novos mercados, mas também, estão oportunizando o contato direto de micro e pequenas empresas, além de produtores com grandes empresas, de vários segmentos.
“Com as Rodadas de Negócios, estamos contribuindo para que empresas locais possam expandir seus negócios. Sabemos do potencial do nosso Estado, e, com essa iniciativa, vamos ajudar a reverter a compra de produtos de outros Estados, colaborando para a geração de emprego, renda e desenvolvimento para Maranhão”, disse o gestor da Seinc.