Mulheres em Campo

Competência, capacidade de superação para fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo, sensibilidade, jogo de cintura e determinação. Essas são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocuparem, cada vez mais, novos espaços, no campo e na cidade.

Com foco e dedicação elas superam desafios para aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Mas no meio rural, ainda precisam de acesso ao conhecimento para contribuir mais com o  sucesso das propriedades.

O SENAR criou o programa MULHERES EM CAMPO para despertar o interesse pela gestão e, assim,  ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais.

O programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante e da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio.

Público-alvo

  • Produtoras rurais com escolaridade mínima de 5º ano (antiga 4ª série).

Carga horária

  • Carga horária total de 40 horas, dividida em cinco encontros de 8 horas, com intervalos de 7 dias entre eles, onde as participantes ampliam conhecimentos e aprendem  sobre  os seguintes temas:

Durante os encontros, as mulheres participam de discussões, dinâmicas,  atividades de grupo, realizam atividades individuais e com a suas famílias. Também fazem estudos de caso e outras formas de exposição, que tornam o aprendizado mais efetivo e interessante.

Entre em contato com o SENAR/MA: www.senar-ma.org.br

ÚTERO É VIDA
A quem se destina? Mulheres do meio rural
O que é?  O programa tem como objetivo gerar a oportunidade de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero em mulheres rurais que vivem em comunidades carentes.

 

COM LICENÇA, VOU A LUTA
A quem se destina?
 Produtoras e trabalhadoras rurais
O que é? Proporciona as mulheres, produtoras rurais, capacitação para a gestão de seus negócios agropecuários com maior eficiência com foco em empreendedorismo e liderança.

 


SINDICATO FORT
A quem se destina? Sindicatos de Produtor Rural
O que é? Foi criado para fortalecer o trabalho de gestão dos dirigentes e técnicos dos sindicatos rurais, ajudando a refletir sobre novas formas de atuação junto aos produtores, estabelecendo estratégias, ações e projetos que sejam adequados às possibilidades de parcerias institucionais e à promoção da auto-sustentabilidade dos sindicatos participantes.

NEGÓCIO CERTO RURAL
A quem se destina? 
Produtores, trabalhadores rurais e suas famílias
O que é? O programa visa melhorar a gestão da pequena propriedade rural com ações de diagnóstico, plano de desenvolvimento e capacitação do produtor rural e de sua família, preparando-os para gerenciar a propriedade de forma lucrativa, competitiva e sustentável.

 

EMPREENDEDOR RURAL
A quem se destina? Produtores e trabalhadores rurais
O que é? O Programa tem o objetivo de transformar produtores em empreendedores e administrar suas propriedades com eficiência, calcular custos de processos produtivos e ter uma visão da sua atividade frente a um mercado globalizado.

 

PRONATEC DO SENAR
 A quem se destina? Aos   jovens e suas famílias.
O que é?  É um programa do Governo Federal geridas pelo Ministério da Educação, que em parceria com o Senar-MA, leva novas oportunidades de capacitação a pessoas de todo o estado.

 

JOVEM APRENDIZ
 O que é? Programa voltado ao jovem rural com vistas à capacitação para atuarem no mercado de trabalho.
A quem se destina? Preparar jovens para o mercado de trabalho em consonância com os requerimentos das empresas agropastoris, atendendo os requisitos da legislação em vigor no que diz respeito ao jovem aprendiz.


CNA JOVEM
A quem se destina?   Jovem com idade entre 22 e 30 anos.
O que é? O programa é voltado para brasileiros com espírito de liderança e objetiva  preparar jovens do meio rural para impulsionar ainda mais o setor agropecuário  que transformou o país de importador a maior exportador mundial de alimentos.

 

SERTÃO EMPREENDEDOR
A quem se destina?  O programa Sertão Empreendedor atende  empreendedores rurais, incluindo seus familiares e colaboradores.
O que é?  O programa   é pautado para a  qualificação profissional com orientação técnica e  a implantação de novos negócios rurais, consolidando os  já existentes, em especial em municípios que sofrem constantemente com secas e estiagens prolongadas