Programa Saúde da Mulher do Senar atende produtoras rurais de Porto Rico

Mulheres rurais atendidas durante ação em Porto Rico

A comunidade quilombola Santa Maria, localizada no município de Porto Rico – distante de São Luís cerca de 225 quilômetros, sediou o programa Saúde da Mulher Rural do Senar, atendendo uma média de 50 agricultoras com o exame Papanicolau (exame de prevenção do câncer do colo do útero), do povoado-sede e de outros vizinhos como: Remanso, Engenho do Lago, Sumaúma e Cumarú.

A ação foi realizada em parceria com a prefeitura municipal que cedeu o espaço e ofertou também aos moradores e visitantes consultas médicas, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite C e B, imunização, aplicação de flúor e atividades fisioterapeutas (ambas para as crianças). A equipe do Senar foi comandada pela coordenadora de Programas Especiais e de Promoção Social, Yolanda Gomes

Palestra é ministrada antes do atendimento individual

O programa Especial Saúde da Mulher Rural, tem como foco a prevenção do câncer do colo do útero realizado pelo Senar e ocorre sempre, em parceria com associações, sindicatos e prefeituras, que prestam atendimento às moradoras do setor rural que não tem acesso aos serviços tradicionais dentro dos hospitais e casas de saúde de sua região.

Seu objetivo é gerar oportunidades de educação, prevenção e diagnóstico do câncer do colo do útero às mulheres rurais que vivem em comunidades carentes, levando informações importantes que as conscientizem e possibilitem seu acesso ao exame preventivo.

O foco principal do programa, são as mulheres rurais em idade sexualmente ativa e que estão com seu exame atrasado ou ainda, que nunca realizaram o exame Papanicolau.

Acolhimento

Crianças de Santa Maria, recebem orientação sobre como escovar os dentes.

Em Santa Maria, os exames foram realizados por duas enfermeiras, que atenderam em sala especial, preparada para o bom acolhimento às mulheres que chegavam a casa minuto na escola Emídio Fonseca. A recepção da equipe do Senar  e da prefeitura foi feita pela diretora, Salete Fonseca, que preparou o espaço para o evento e movimentou toda a comunidade.

Após o exame, foram entregues pela equipe do Senar kits contendo material de higiene pessoal, tais como: xampu, sabonete, creme para pentear, escova de cabelo, preservativos e panfletos informativos. Todas as mulheres rurais que se submeteram ao exame, receberam orientação por meio de palestra ministrada pela enfermeira Eliane Borges da Silva, instrutora do Senar.

A prefeita Tatiana Mendes Sereno, esteve no local e parabenizou os profissionais do Senar pela inciativa e apoiou todo o trabalho feito em função do bem-estar das mulheres rurais de Porto Rico.

“Me sinto muito feliz em poder promover o bem estar e saúde de todas elas, numa população que é tão carente desse tipo de serviço. Por isso, disponibilizamos médico, enfermeira, fisioterapeuta e outros profissionais para se juntar à equipe do Senar e oferecer o melhor para essas pessoas”, disse ela.

Kits de higiene e prevenção integram o programa Saúde da Mulher Rural do Senar

Conforme o superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, o programa Saúde da Mulher, é uma ação social do Senar que apoia as mulheres rurais do estado, buscando oferecer prevenção do câncer de colo de útero, doença esta, que ultimamente vem acontecendo com muita frequência, principalmente no meio rural maranhense.

“É um trabalho de grande importância para o setor rural, visto que foca na saúde da produtora rural, que nem sempre dispõe de condições para acessar serviços médicos como esses, oferecidos pelo Senar e parceiros”, disse o gestor da entidade.

Dona Isabel Vieira, tem 66 anos e é produtora rural, agora aposentada. Ela conta que foi atraída por todos os serviços oferecidos, tanto pelo Senar, quanto pela prefeitura, principalmente o exame Papanicolau.

“Uma ótima oportunidade. Aproveitei a oportunidade para fazer todos os exames  que estão sendo oferecidos aqui. Tanto a prefeitura quanto o Senar, são instituições que se preocupam com a saúde e o bem-estar da comunidade. Estão de parabéns”, disse a moradora de Santa Maria.

Prefeita de Porto Rico e comitiva visita a escola durante a ação de saúde.