Produtores rurais do assentamento Pavio, no município de Colinas, tem se destacado na produção de mel desde que passou a ser atendido pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), em andamento nos estados do Maranhão,(MA), Piauí (PI), e Tocantins, (TO).
Conhecido como Mapito, o programa desenvolvido em parceria com o Sebrae Nacional, sindicato local e prefeitura, atende na comunidade Pavio dezoito famílias, que desde meados do ano passado, vem recebido atendimento específico revolucionando a produção rural. O Mapito tem a função de contratar e capacitar técnicos para atender produtores rurais. Em 20 municípios do médio sertão maranhense.
No total, mil produtores das regionais de Colinas, Presidente Dutra e Barão de Grajaú, são incluídos diretamente em quatro cadeias produtivas: apicultura, piscicultura, gado de leite e integração lavoura pecuária, (IPL), por meio de capacitação e assistência técnica no campo.
Enxames
Em Colinas, considerando a aptidão das famílias produtoras rurais, o Senar tem aplicado conhecimentos com cursos básicos sobre Manejo e captura de enxames, Divisão de enxames e extração de mel. A apicultura com abelhas nativas é o forte da região.
De acordo com os produtores atendidos a atividade é explorada no local pelo menos há dez anos, mas somente nos últimos quatro, com a atenção do Senar, os produtores alavancaram suas atividades e atualmente contam com estrutura básica que se configura em forte investimento, responsável pelo incremento na renda mensal.
Para gerente técnico do Senar que acompanha o programa nos municípios maranhenses, Carlos Antônio Feitosa de Sá, o sucesso deste tipo de empreendimento é resultado de um trabalho sério, do Senar, dos sindicados e de parceiros, que vem sendo desenvolvido com os produtores rurais.
“O programa Mapito consolida projetos de produção rural nessa região, com o incremento da assistência técnica – fator primordial para o desenvolvimento de regiões, antes esquecidas e que agora, apostam naquilo que há de mais forte, ” afirmou o gerente técnico.
“O nosso sonho é desenvolver a nossa produção através do mel”, disse Arlifran Gonçalves de Holanda, produtor rural que encabeça o movimento em Pavio. Holanda destaca a assistência prestada pelos técnicos do Senar no município e garante que muito em breve poderá fazer maior aproveitamento em sua produção, com a utilização da cera, matéria prima antes desprezada por falta de conhecimento na área.
Outro que se apaixonou pela atividade, foi o morador do povoado Cachimbo Cláudio Sousa Porto. Ele diz que iniciou sozinho com parcos recursos, mas agora, com a assistência da equipe do Senar, a sua produção aumentou. “Com os cursos do Senar, me senti mais seguro”, destacou revelando ter o seu produto maior aceitação no mercado local.