Programa FPR do Senar eleva desempenho de produtor rural de Amarante

Antes, o produtor rural Jadilson Fones, morador do município de Amarante,  trabalhava em uma Usina de Beneficiamento de arroz, até decidir comprar um lote de terra e investir no cultivo de diversas plantas frutíferas como: caju, cajá, cupuaçu, acerola, maracujá e por fim, açaí que mantém atualmente, 8 mil pés, responsável pela produção de 12 toneladas de frutas.

Naquela propriedade  ele processa  centenas de quilos de polpas de frutas que saem diretamente para o comércio  amarantino e outros  vizinhos.

Jadilson, é um desses visionários que acredita no que faz, por isso tem apostado na sua produção de polpa de frutas, carro-chefe do seu investimento na Fazenda Alexandria, em Amarante do Maranhão.

Com a sua família – que também mora na fazenda, ele vê o seu trabalho se fortalecendo desde que participou do curso de beneficiamento da polpa de frutas e de piscicultura pelo Senar.

“O Senar para mim foi muito bom, me ajudou muito porque quando comecei aqui foi do zero e de forma insegura e quando fiz o curso do Senar, eu decidi seguir em frente. Então o Senar para mim foi importante”, disse ressaltando a participação do mobilizador na região, Rejane Silva que tem contribuído com os médios produtores, levando cursos para as comunidades do sul do Estado.

Além do curso para processamento de polpas, Jadilson também se capacitou em piscicultura tendo sido ele, pioneiro na atividade onde movimenta anualmente 20 mil toneladas ao ano com a manutenção de 16 tanques de peixes, ou seja, além de plantar, colher e processar as frutas que  produz em sua propriedade, Fontes também trabalha com criação de peixes, atividade responsável pelo incremento da sua renda. Também destaca-se o laboratório  para a manutenção de alevinos que incrementa a sua renda.

“Dou nota dez para o Senar porque foi através desta entidade que aprendi a criar e vender peixes que é a base da minha produção juntamente com as polpas de frutas”, destacou ele.

“São resultados obtidos como o do seu Jadilson, que reforçam a importância do trabalho realizado pelo Senar em todo o estado. As ações que a entidade vem desenvolvendo, tanto em assistência técnica, quanto em formação profissional rural, vêm promovendo melhorias em níveis de produção e produtividade, e por consequência gerando maior renda ao produtor rural maranhense”, destacou o supervisor técnico do Senar da região tocantina, Rodrigo Castro.

Ele disse ainda que é um imenso prazer, sempre que acompanhamos casos de sucesso de produtores assistidos pela equipe técnica do Senar. Isso nos motiva e faz com que tenhamos a convicção de que o trabalho está no caminho certo”,