Produtores rurais são capacitados pelo sistema Faema/Senar na 1ª Agritec

 Presidente da Faema, Raimundo Coelho visita Agritec acompanhado por produtor rural da Baixada.
Presidente da Faema, Raimundo Coelho visita Agritec acompanhado por produtor rural da Baixada.

Com ações voltadas ao produtor rural de São Bento e de toda a Baixada ocidental maranhense, o sistema Faema/Senar participou entre os dias 27 a 29 de agosto, da 1ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão, (Agritec 2015). O presidente da Faema, Raimundo Coelho e o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, participaram da cerimônia de abertura, juntamente com lideranças políticas, produtores rurais, estudantes e convidados.

A estrutura montada na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) contou com 14 estandes, salas para minicursos e oficinas, exposição e comercialização de produtos agrícolas, cursos de piscicultura, beneficiamento de pescado e carnes, entre outros. Cerca de 3 mil pessoas estiveram na Exposição.

O estande do sistema Faema/Senar recebeu a visita de cerca de 600 pessoas, grande parte delas foram conhecer o sistema e se capacitar para melhor atuar no meio rural onde vive e trabalha. Durante o período da Feira, foi ministrada palestra sobre o Cadastramento Ambiental Rural, (CAR). Também no local os pequenos produtores rurais participaram do curso de   suinocultura, compostagem e olericultura básica. Os visitantes foram agraciados ainda com material institucional e outros. Todos de interesse do homem do campo.

De iniciativa do governo estadual por meio da secretaria de Agricultura Familiar, (SAF),  da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas, (Sebrae), com apoio da Federação de Agricultura e do Senar e também de diversos outros órgãos estaduais do setor agropecuário e  da prefeitura local, a Agritec foi um marco para a produção rural naquela região, tendo em vista a fomentação de investimentos na área anunciados pelo governo federal e estadual e de ações de capacitação por meio de cursos, oficinas e palestras ofertados  na ocasião.

No primeiro dia, a Agritec recebeu a visita  do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que lançou o Plano Safra 2015/2016, o qual vai garantir R$500 milhões em crédito para agricultura familiar no Maranhão. O governador Flávio Dino (PCdoB), também esteve presente na abertura do evento e anunciou investimentos para a região e município, entre eles a reforma e ampliação da Fazenda Escola da UEMA em São Bento, lançamento do programa CNH Rural e recuperação de estradas vicinais.