Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia – PRADAM

Primeira parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM), dissemina práticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) na região amazônica. O  SENAR desenvolve o PRADAM com outros dois parceiros: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa.

O PRADAM mostra aos produtores que com tecnologias ABC é possível produzir em áreas já abertas e que não há
necessidade de avançar sobre as florestas para impulsionar a produtividade nas propriedades.

Estados beneficiados pelo PRADAM

Primeira etapa

No primeiro ano do PRADAM, em 2016, o SENAR mobilizou 1113 produtores para 11 eventos sobre as tecnologias sustentáveis para o Bioma Amazônia: Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Florestas Plantadas e Sistemas Agroflorestais, dentre eles a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

O SENAR também foi responsável pela capacitação de 40 técnicos de assistência técnica pública e privada dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Maranhão nas tecnologias produtivas adaptadas ao Bioma Amazônia e em sua metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (AteG). Foram dois módulos de capacitação, um direcionado para as tecnologias Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Florestas Plantadas e Sistemas Agroflorestais e  Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) realizado em parceria com a Embrapa – e outro na metodologia de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR e em Ferramentas Gerenciais.

Segunda etapa

Pelos resultados obtidos, o SENAR e parceiros foram convidados pela FAO a realizar uma segunda etapa do PRADAM, com as seguintes ações:

  • Seis Dias de Campo, com palestra e contato com a tecnologia desenvolvida na propriedade escolhida. Cada evento terá carga horária de até 8 horas.
  •  Fornecimento de insumos para 6 Unidades de Referência Tecnológica – URTs de natureza pública, que desenvolvam pesquisa e/ou ensino sobre a temática do projeto e que estejam inseridas nos estados de atuação do PRADAM.
  • Seminário PRADAM, balanço e perspectivas, que será realizado em Brasília/DF, com foco nos resultados, recomendações, lições aprendidas, desafios e oportunidades para a melhoria da produtividade, renda e qualidade de vida nas propriedades rurais do Bioma Amazônia.

Veja a repercussão do Seminário que apresentou resultados e as perspectivas do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM). O evento foi realizado no dia 10 de novembro, em Brasília:

– Agência Brasil

– IstoÉ Dinheiro Online

– Portal DBO

– Fato Online

– Correio do Estado

– Jornal do Commercio Online

– CenárioMT online

Calendário de eventos realizados

Local Tecnologia Data Status Endereço
Capixaba/AC ILPF e PD 27/10  Realizado Fazenda Campo Grande, localizado na Rodovia BR-
317, Km 50, Ramal Brasil/Bolívia km 4 – sentido Rio
Branco/Brasiléia.
Parintins/AM ILPF 27/10 Realizado Parque de Exposições Agropecuárias “Luiz Lourenço de Souza” da Associação dos Pecuaristas de Parintins –APP,Rodovia Odovaldo Novo, N 41378, Bairro: Djard Vieira
Sinop/MT ILPF 20/10 Realizado Sede da Embrapa Agrossilvipastoril
Pindaré-Mirim/MA ILPF 28/10 Realizado Fazenda Muniz, próximo ao povoado Calango
Paragominas/PA ILPF 20/10 Realizado Fazenda Diana, saindo de Paragominas pela BR 125, no km 06, está a Fazenda Diana ( ao lado do Frigorífico FORTFRIGO).
Porto Velho/RO ILPF e Recuperação de Pastagens 07/11 Realizado Campo Experimental da EMBRAPA Rondônia, Rodovia BR 364, Km 5,5, Zona Rural.

Encontre o Gestor do PRADAM por UF.

Para conhecer outras tecnologias de Agricultura de Baixo Carbono, acesse o blog ABC no SENAR:http://www.senar.org.br/abcsenar