Pequenos produtores de Santa Rita e Rosário são capacitados pelo Senar

Superintendente Luiz Figueiredo participa de atividades e incentiva investimento nas unidades produtivas

 

Grupo de produtores de Jiquiri em Santa Rita recebe certificado pelo superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.
Grupo de produtores de Jiquiri em Santa Rita recebe certificado pelo superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

Vinte produtores rurais de Santa Rita, receberam das mãos do superintendente Luiz Figueiredo, certificado do curso de horticultura orgânica ministrado por pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar),  por intermédio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, (Pronatec).

O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Rita, (STTR), articulador da capacitação que foi realizada no povoado Jiquiri,  de Santa Rita, em 2015.

O superintendente  Luiz Figueiredo ministra palestra aos produtores em Rosário, acompanhado por Raimundo Sousa, (Sindicato dos Produtores), Raimundo Moreira, (STTR) e Rosário de Jesus, (instrutora do Senar).
O superintendente  Luiz Figueiredo ministra palestra aos produtores em Rosário, acompanhado por Raimundo Sousa, (Sindicato dos Produtores), Raimundo Moreira, (STTR) e Rosário de Jesus, (instrutora do Senar).

Raimundo Inocêncio Saminez é produtor rural e tem como principal atividade, criação de peixe, (piscicultura), cultivo de arroz, milho e mandioca. Saminez fornece os seus produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos, (PAA), do seu município. Ele conta que foi com a produção rural que criou  e educou seus seis filhos, construiu sua casa e planeja a aquisição de  um veículo para a exploração de novas frentes de  trabalho.

“O curso do Senar  é muito bom. É uma das preocupações do produtor rural, receber mais  conhecimento e incentivo para aplicar na sua produção”, disse ele, em apoio às políticas da entidade parceira do Senar que já programa para o segundo semestre a oferta dos  cursos de ‘bordados e congêneres’  e ‘operador de tratores’, ambos bastante requisitados pelos moradores.

Para a secretária de Políticas Sociais do Sindicato, Aristélia Sousa Martins, as qualificações empreendidas pelo Senar tem respaldo junto aos pequenos produtores de seu município. “A gente sente a necessidade de mais conhecimento.  Por isso é que já estamos nos planejando para atendermos o nosso público com novos cursos”, destacou  ela.

Olericultura

Já em Rosário, produtores de São Simão, São Miguel e Riacho Seco recebem qualificação  da instrutora Maria do Rosário de Jesus Sousa em ‘Olericultura Básica’. A promoção é do Senar via Pronatec, requisitado ao Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário pelo Sindicato dos Trabalhadores  e Trabalhadoras Rurais de Rosário, (STTR).

Luiz Figueiredo acompanhado pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário, Raimundo Nonato Silva de Sousa,  da tesoureira, Luany Feitosa Tavares e ainda, do presidente do STTR, Raimundo  Moreira Almeida, falaram aos participantes da importância  da capacitação para os produtores e do papel  do Senar para o setor rural durante aula realizada na sede.

“O curso de Olericultura  Básica vai criar dinâmica na oferta de hortaliças nas feiras locais, permitindo ao agricultor melhorias na renda familiar e ampliação das fontes de receita da pequena unidade produtiva”, destacou.

“Precisamos aqui de entidades  como o Senar, de parcerias sérias que possam trazer de fato, conhecimento a quem precisa”, disse o presidente do STTR de Rosário.