Parceria entre FAEMA, SENAR e governo do estado vai levar capacitação e saúde preventiva para mulheres rurais em dez municípios

Parceria firmada com a Secretaria de Estado da Mulher inclui a participação do sistema FAEMA/SENAR na Caravana Mulher Empreendedora e vai levar o  Ônibus Delas para as ações do Programa Saúde da Mulher Rural

Representando o agro maranhense, a presidente do Sindicato Rural de Barra do Corda, Reysanne Abreu, assinou as parcerias juntamente com o governador Carlos Brandão e a Secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha

No Dia Internacional da Mulher (08/03), o governo do estado se uniu a diversas instituições públicas e privadas para anunciar um pacote de ações, programas e projetos com políticas afirmativas para mulheres em todo o estado. O lançamento das ações e programas aconteceu em evento no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) esteve representada pelo presidente, Raimundo Coelho, e a presidente do Sindicato Rural de Barra do Corda (Sinprobarra), Reysanne Abreu, que também integra a diretoria da instituição.

Pela parceria, a FAEMA e o SENAR fazem parte das instituições que levarão capacitações e serviços para a programação da Caravana Mulher Empreendedora, promovida pela Secretaria de 

Estado da Mulher (SEMU), que percorrerá dez municípios maranhenses no período de março a novembro de 2024. A ação visa levar capacitação técnica e empreendedora para promover a autonomia financeira de mulheres do campo e da cidade.

A programação inicia no dia 22 de março, em Açailândia. Por lá serão oferecidos palestras, cursos, oficinas, orientações em crédito e serviços de saúde, por meio do atendimento móvel em odontologia do SESI. A programação será realizada a partir das 8h no Centro de Ensino Professor Antônio Carlos Beckman – Bandeirantes (Rua Marly Sarney, s/n, Centro.

Depois, está programada a passagem da caravana pelos municípios de Colinas (16/04), Pinheiro (07/05), Timon (21/05), Santa Rita (04/06), Barreirinhas (18/06), Barra do Corda (09/07), Grajaú (20/08), Presidente Dutra (17/09) e Coelho Neto (19/11).

 “Para a caravana vamos levar palestras para despertar o empreendedorismo nas  mulheres que moram ou trabalham na zona rural dos municípios maranhenses, e vamos oportunizar que possam ser inseridas em um programa exclusivo e gratuito de empreendedorismo feminino rural, que é o ‘Mulheres em Campo’”, antecipa o presidente Raimundo Coelho.

Saúde Rural – Além da caravana, que deve mobilizar dezenas de secretarias estaduais, instituições do Sistema S e outras públicas e privadas, SEMU e FAEMA/SENAR firmaram uma parceria exclusiva que visa a promoção da saúde preventiva das mulheres residentes ou trabalhadoras de povoados rurais do estado.

“Acreditamos que a soma de forças é o caminho para alcançarmos nossos objetivos e garantir um Maranhão mais próspero para as nossas mulheres. Esta parceria é de fundamental importância para levarmos ações de saúde e outras para as mulheres do campo por meio do Programa Ônibus Delas. São muitas as demandas no campo e as singularidades dos diferentes grupos sociais que vivem na zona rural. Por isso a importância da parceria e o trabalho em rede”, diz Abigail Cunha.

O Ônibus Delas, uma iniciativa da SEMU, levará serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência para mulheres do campo, floresta e águas, seguindo o Plano Estadual de Políticas para as mulheres do Maranhão. A ação será reforçada pela execução do Programa Saúde da Mulher Rural, promovida pelo Serviço Nacional de 

A caravana Mulher Empreendedora percorrerá 10 municípios maranhenses e o presidente Raimundo Coelho confirmou a participação do sistema FAEMA/SENAR em todas as edições.

Aprendizagem Rural (SENAR), que realiza exames preventivos do colon de útero, leva palestras de conscientização sobre os cânceres de mama e colo uterino, distribui kits de higiene e cuidados pessoais, e oferece serviços de embelezamento gratuitos.

A programação do Programa Saúde da Mulher Rural em conjunto com o Ônibus Delas está sendo articulada com prefeituras municipais e brevemente será anunciada pelas duas instituições.