No Aniversário de Cantanhede, Senar e prefeitura promovem programas de Saúde aos produtores rurais

Produtora rural em atendimento durante ação de saúde em Cantanhêde.

O Senar em parceria com a prefeitura municipal de Cantanhede, por meio da Secretaria de Saúde, levou ao povoado Vila Palmeira os programas “Saúde do Homem e Saúde da Mulher”. No local foram atendidos cerca de duzentas pessoas de ambos os sexos. Os programas em si, visam levar a conscientização do preventivo do câncer de colo de útero (mulheres) e o de próstata (homens).

Uma equipe formada por enfermeiras, médicos (urologista e clínico geral), técnicos de saúde e outros colaboradores, realizaram no local diversos serviços para a população. Dentre eles, destacaram-se: testes rápidos para HIV e hepatites, além da vacinação de animais domésticos.

Senar atendeu dezenas de produtores durante edição dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher

Os participantes receberam atenção especial após as consultas. Kits de higiene e beleza foram distribuídos pela equipe do  Senar, comandada pela coordenadora de Programas Especiais e de Promoção Social, Yolanda Gomes. Também foram oferecidos serviços de estética (corte de cabelo e manicure), aos homens e mulheres presentes.

Preventivo

“É importante essa ação hoje, pois o câncer que mais mata homens no Brasil, atualmente, é o câncer de próstata. Essa ação vem para ressaltar a importância dos exames preventivos anuais”, relata o secretário de Assistência Social do município, Paulo Coelho, um dos principais organizadores do evento.

Participou do evento, a secretaria de Assistência Social, com o espaço “Criança Feliz” – projeto direcionado às crianças de 0 a 3 anos que na ocasião, receberam   cuidados especiais da equipe da prefeitura.

Os filhos dos produtores rurais foram atendidos durante ação do Senar e prefeitura.

Outra presente na atividade social, foi a Secretaria de Juventude, que ministrou palestras referentes à prevenção ao suicídio. A intenção foi destacar a importância da campanha nacional que trata do tema neste mês de setembro (setembro Amarelo). A palestra teve como responsável o Bombeiro de Informação, Jota Ferreira, convidado especial da prefeitura para colaborar com o programa.

Em seu discurso na abertura do evento, o superintendente do Senar Luiz Figueiredo, parabenizou os moradores de Cantanhede pelo aniversário de trezentos anos do município e ressaltou a importância da parceria, tanto na área de capacitação profissional, promoção social, esporte e lazer e da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), promovido pelo Senar aos produtores rurais da região.

“Hoje em comemoração ao aniversário de Cantanhede estamos aqui, com  os programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher e queremos continuar em outras oportunidades  oferecendo os referidos  programas, além da Vila Palmeira. Com essa prevenção estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no meio rural. Colocamos aqui que o Senar está à disposição da prefeitura. Estamos de portas abertas para trazer outras ações e melhorar cada vez mais, o nível de vida do nosso público”, enfatiza o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

Kit de higiene e beleza é entregue à produtor rural.