FAEMA e Universidade Ceuma planejam parceria para beneficiar produtores rurais

Por meio da parceria, produtores rurais terão acesso a serviços importantes para a sustentabilidade do manejo com custo subsidiado, e pesquisadores e acadêmicos de cursos de pós-graduação fortalecerão seus projetos e conhecimentos

O presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, e o diretor da Universidade CEUMA, Fábio Braga, discutiram os detalhes da futura parceria entre as instituições.

Uma parceria futura entre a Federação da Agricultura do Estado do Maranhão e a Universidade Ceuma deve ampliar a oferta de serviços como análise de solo e água em propriedades rurais atendidas pelo programa de ATEG – assistência técnica e gerencial – executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no Maranhão.

 “Esse serviço é muito importante para que o produtor rural possa monitorar as condições de solo e água de sua propriedade, e buscar ferramentas para corrigi-los de acordo com as necessidades levantadas. Essa prática torna a atividade agropecuária mais sustentável e aumenta significativamente a produtividade, tornando a propriedade mais rentável”, explica o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, que foi recebido pelo diretor institucional do Grupo Ceuma, Fábio Braga, para articulação da parceria, que deve incluir – além do acesso aos serviços do Laboratório e Clinica de Saúde ligados aos cursos de Saúde da instituição de ensino superior deve também fomentar que associados e familiares tenham acesso aos cursos da Instituição.

 Pela parceria, os produtores rurais também terão acesso a serviços e conhecimentos aplicados em projetos de pesquisa e laboratórios dos cursos de pós-graduação da universidade, especialmente Mestrados em Meio Ambiente, Gestão de Programas e Serviços de Saúde, Direito e Afirmação de Vulneráveis, além dos cursos de graduação e especialização em várias áreas do conhecimento.

 “Essa parceria futura entre produtores e pesquisadores alunos e professores irá produzir e aplicar conhecimentos ambientais a partir de metodologias ativas baseadas em problemas ambientais regionais e locais, sendo consideradas a especificidade e a diversidade dos ecossistemas e identificados os problemas desses sistemas”, explica o diretor institucional do Grupo Ceuma, Fábio Braga.

 “Os serviços do laboratório de saúde também vão contribuir com o fortalecimento das nossas ações de promoção social, especialmente na oferta de serviços que fazemos nas ações e eventos ligados ao Programa Saúde da Mulher e do Homem Rural, que é executado ao longo de todo o ano, em vários municípios, com o apoio de sindicatos rurais e prefeituras locais”, destaca Raimundo Coelho.

 “Aqui na universidade temos laboratórios modernos, equipamentos e profissionais, professores e pesquisadores experientes e alunos em formação acadêmica (programa de iniciação cientifica) à disposição para prestação desse serviço que já é recomendado e acompanhado pelos técnicos do SENAR. Então, essa é uma parceria onde todos ganham, sobretudo o produtor rural maranhense, que participará do aprimoramento e formação de graduados, alinhando assim à realidade do mercado, com as tecnologias emergentes e a ciência de ponta que se impõem como vertente de inovação e pesquisa no mundo e no Brasil. Vamos aumentar a convivência de produtores com profissionais, pesquisadores e professores”, acredita o diretor da universidade.

 O primeiro Termo de Parceria irá atender os polos de atuação do SENAR mais próximos da universidade, na área de abrangência e proximidades da Ilha de São Luís.

 Além da parceria para o uso dos serviços dos Laboratórios e Clínica e em pesquisas da Universidade, o diretor Fábio Braga também se comprometeu em viabilizar cadeiras e carteiras escolares em bom estado para melhorar a infraestrutura dos polos de educação rural mantidos pelo Senar em todo o Maranhão.

 Em 2024, estarão ativos 13 polos de educação rural, participado instalados em estruturas administradas por sindicatos de produtores rurais filiados à FAEMA.