Dirigentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), reuniram-se com técnicos de campo que atuam no ‘Mais Produção’, nos municípios de Viana e em Pedreiras para fazer detalhamento do programa que prevê atendimento a 1.550 propriedades em todo o Estado por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), nas cadeias de carne e couro, horticultura, arroz, leite e derivados e aquicultura.
Na abertura do evento em Viana, o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo falou da expectativa do projeto por ambas as instituições e disse estar convencido de que o investimento servirá para elevar a qualidade de vida dos produtores rurais atendidos com assistência técnica por profissionais treinados pelo Sistema Faema/Senar no prazo determinado no convênio.
Já a secretária executiva do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento – (Sepab), Rosany Aranha, explicou a função da entidade, visto que sua formação por meio da junção de diversas secretarias estaduais, busca fortalecer o setor rural no Estado. Ela disse que o principal objetivo da reunião, tanto em Viana quanto em Pedreiras é dialogar com os atores envolvidos no processo para o fortalecimento do trabalho. Por este motivo, segundo ela, é essencial a presença de técnicos, produtores rurais, lideranças sindicais e municipais, dentre outros.
Carne e couro
Em Pedreiras, o evento aconteceu no Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) e teve a organização da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pedreiras, Rosemeire Freitas e do secretário Municipal de Agricultura, Leônidas Castro.
O primeiro momento da reunião houve a apresentação das duas entidades por Luiz Figueiredo tendo sido incrementada pela participação do Secretário Estadual da Indústria e Comércio, (Seinc), Simplício Araújo e sua equipe que na oportunidade, falou dos programas e ações voltadas às cadeias de carne e couro, leite e derivados e arroz.
A Seinc é responsável pelas iniciativas em prol das cadeias da Carne e Couro no âmbito estadual, Leite e derivados na região do Mearim e Médio Mearim, e tem promovido uma série de medidas em prol do adensamento dessas cadeias no estado.
“A produção e fomento são um dos principais caminhos para o desenvolvimento. Além de gerar emprego e renda. Com esse trabalho, estamos contribuindo para que nossos produtores possam expandir seus negócios, potencializando o setor produtivo do estado”, afirmou o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.
A segunda parte do evento foi marcada pelo alinhamento do ‘Mais Produção’ cuja discussão foi marcada pela apresentação do programa e a sua importância para o Estado. Técnicos e supervisores contratados, foram apresentaram aos presentes juntamente com o Gerente de ATeG do Senar, Epitácio Rocha e dos demais representantes das entidades presentes.
“A minha satisfação é perceber o interesse do Governo do Estado, de entidades politicas e sindicais, de técnicos e de toda a sociedade para um só objetivo: fortalecer o setor produtivo do Estado com geração de renda e melhor qualidade de vida para todos”, disse o superintendente do Senar.