Confira as dicas e insights revelados durante o Dia de Campo da Mandiocultura realizado em Tutoia (MA)
Não há dúvidas que a mandioca é um produto muito presente na mesa do maranhense: do bolinho do café da manhã à cerveja do happy hour.
E no campo esse produto agrícola está presente em mais de 83 mil propriedades rurais, que produziram, somente ano passado, mais de 400 mil toneladas dessa raiz em todo o Brasil.
No último dia 20 de outubro, a FAEMA, o SENAR-MA e parceiros realizaram juntos o Dia de Campo da Mandioca na Fazenda Portal dos Lençóis, em Tutoia, localizada na área do Parque Nacional dos Lençóis, que, por sinal, se destaca como uma das áreas que mais produzem mandioca no estado.
Como isso é possível? Confira algumas dicas do produtor rural Hermes Ramos, que tem se tornado referência na mandiocultura do estado:
Junte conhecimentos , Participe de eventos rurais, especialmente Dias de Campo, procure experiências bem sucedidas de outros agricultores, faça cursos específicos, conheça novas técnicas.
Questione, descubra e aplique Por que algumas regiões, com as mesmas condições naturais tem sucesso em uma cultura e outras não? Descubram o que fazem de diferente no manejo e tente aplicar na sua área.
Aprenda com seus próprios erros busque novas técnicas, aplique e verifique os resultados. Encontre os erros no percurso, corrija-os e faça tudo de novo até alcançar a produtividade planejada.
Revise seus processos a cada safra, Esteja sempre atento ao que pode ser melhorado para tornar sua produção mais sustentável ou mais eficiente. Sempre há algo que possa ser melhorado entre uma safra e outra.
Cresça sua produção de forma planejada, Planeje sua produção de acordo com a sua capacidade de comercialização para que não haja perdas e desperdícios.
Esteja disposto a aceitar a tecnologia e as orientações de especialistas. Mesmo que às vezes pareça que as técnicas de manejo vão contra a sua prática habitual experimente aplicar as tecnologias e seguir as orientações dos consultores e técnicos especialistas, pois eles estão empenhados em alcançar bons resultados junto com o produtor rural.
Sobre Hermes Ramos, mandiocultor em Tutoia (MA)
Natural do Rio de Janeiro, o produtor rural, Hermes Ramos, decidiu, há 10 anos, administrar os 120 hectares que herdou dos pais, na fazenda Portal dos Lençóis, a 5km da sede de Tutoia, município localizado no limite entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba.
Escolheu cultivar mandioca no solo arenoso da região. Mas, na primeira colheita uma frustração. “Não consegui alcançar nem as 5 ton/ha que são o esperado para essa região”, lembra.
A experiência fez com que o agricultor buscasse ajuda com especialistas do SENAR e EMBRAPA, e hoje comemora a colheita de cerca de 2.700 toneladas de mandioca na ultima safra – um rendimento de cerca de 90 toneladas por hectare, em uma área plantada de 30 do total de 120 hectares da propriedade.
Entre as apostas do produtor rural, por orientação e acompanhamento da assistência técnica e gerencial do SENAR-MA, está a técnica da fertirrigação, que envolve análise e correção do solo e irrigação por gotejamento de acordo com os parâmetros medidos.
Em paralelo à mandiocultura, Hermes Ramos cultiva também melancia, com um rendimento médio de 30 toneladas por hectare. A venda do fruto para o mercado interno é que cobre as despesas entre uma safra e outra da mandioca.
Além disso, o produtor rural diversificou a atividade na propriedade iniciando uma produção avícola. “Inicialmente, a ideia era produzir esterco para tornar a produção mais sustentável. Após estudos verificamos que o esterco avícola era a melhor opção para o nosso solo. Mas, depois, vislumbrei que a produção avícola poderia me dar outras oportunidades de negócios”, conta.
O agricultor planeja construir 20 galinheiros, onde vai criar 15 matrizes em cada um, com a finalidade de vender o frango vivo e abatido para abastecer os restaurantes da região.