Uma semana de intensa movimentação, marcou a 51ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), ocorrida entre os dias 06 e 14 de julho, no Parque Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz. A Exposição trouxe como tema esse ano, “Semear desenvolvimento é colher um futuro fértil”.
Considerada a feira agropecuária mais tradicional do sul do estado, a Expoimp, contou com a participação efetiva de diversos parceiros, dentre eles destacam-se o Governo do Estado, Sebrae e o sistema Faema/Senar que levou ao produtor rural, cursos de capacitação, palestras e a participação nas diversas atividades que envolvem o homem rural da região tocantina.
Uma das atividades em destaque das referidas instituições, foi a participação do assessor técnico da Comissão de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Carlos Dé Carli. A Ação ocorreu durante a quarta tarde do evento, onde com intensa movimentação, foi ministrada por ele, a palestra, “A importância do ZEE para o Desenvolvimento Agropecuário”.
Antes, porém, houve a cerimônia de abertura da programação, com o Secretário de Estado de Programas Estratégicos Luís Fernando Silva, Vice Presidente da CNA Mário Borba, Presidente do Sistema Faema/Senar Raimundo Coelho, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural), Armelindo Ferrari e outras autoridades presentes.
Também houve na ocasião, apresentação do relatório preliminar do ZEE pelo Professor Luís Jorge Dias, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Coordenador do ZEE, e, por último, debate e a participação do professor e assessor técnico da Faema, César Viana.
Produtores rurais, empresários, técnicos e convidados de diversos municípios da região, presidentes dos Sindicatos como o de Açailândia, (Paulo Lira) e o de Bacabal (Ramon Arraes) – estiveram presentes no evento que reuniu, cerca de trezentas pessoas.
Setor rural
Após a solenidade, representantes do agronegócio maranhense e nacional, capitaneados por Armelindo Ferrari do Sinrural, Mário Borba, da CNA, Raimundo Coelho, da Faema, Ivaldeci Mendonça, da reuniram-se para discutir as próximas ações que favorecem o setor no Estado.
“Muito importante, a abertura feita pela Faema, CNA e também pelo Sinrural e seu o presidente, Armelindo Ferrari e mais diversas outras autoridades discutindo problemas do setor agropecuário do Maranhão e de todo o Brasil. E a nossa presença foi muito importante para que as pessoas tenham conhecimento daquilo que a CNA está realizando e a atuação do Senar aqui no estado , e o fortalecimento do setor agropecuário”, destacou Mário Borba, exaltando a organização da Exposição maranhense .
Raimundo Coelho, falou do trabalho do sistema Faema/Senar e CNA, em uma das maiores Exposições do Estado, e a programação que atendeu diretamente os produtores rurais com informações e conhecimento para melhorar a sua produção.
“Estamos participando da Expoimp com dois eventos importantes: O primeiro deles, foi a discussão sobre o Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE), onde na oportunidade foi apresentado o relatório final com grande aceitação pelo público presente. E também a assinatura pelo Sebrae e Senar do Termo de Parceria para o desenvolvimento do programa Negócio Certo Rural (NCR) Ciclo II, que será executado dentro de pouco tempo pelo Senar, nas diversas regiões do Maranhão”, disse Coelho.