O sistema Faema/Senar e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, (CNA), realizou esta semana, em São Luís, o seminário intitulado Senar Forte, com a participação do presidente do Senar-MA, Hilton Coelho, do superintendente, Luiz Figueiredo, de gestores e assessores que compõem a instituição no Estado, mas também, de presidentes dos sindicatos de Barra do Corda, Presidente Dutra, Chapadinha, Tuntum, Presidente Dutra, Rosário, Mirador, Zé Doca, Pedreiras e Loreto.
Além de dirigentes sindicais, o seminário reuniu ainda, representantes das instituições parceiras, tais como: Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão, (Aged), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão, (Agerp), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (Sagrima), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), Secretaria de Trabalho e Economia Solidária, (Setres), Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, (Sedes), Secretaria do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, (Sedinc), agentes financeiros como o Banco do Brasil e Banco da Amazônia.
Do Instituto CNA, (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil), contribuíram o coordenador de projetos, Clodoaldo Martins Júnior, Ademar dos Anjos e Francisco Melo. O moderador do seminário foi o consultor, José Gabriel Pesce Jr.
O Senar Forte é um programa que está implantado junto às administrações do sistema Senar, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, e visa criar e desenvolver ações com vistas a nivelar e fortalecer os serviços e atividades prestadas pelas Federações e administrações regionais do Senar. Um de seus principais objetivos é alinhar as ações do sistema CNA de modo a garantir que os produtos e o trabalhador rural recebam serviços com qualidade e excelência.
“Uma das principais metas deste curso é buscar novas estratégias para fortalecer a estrutura que temos aqui, com foco sempre no produtor rural”, destacou Luiz Figueiredo, superintendente do Senar-MA, ao término da Conferência.