Capacitações do Senar elevam renda dos produtores rurais de Anapurus

.

Turma de participantes do curso de Doces, compotas e licores.
Turma de participantes do curso de Doces, compotas e licores.

Eliane dos Santos Ramos mudou de vida. Ela conheceu e participou do curso ‘Pintura em tecido’ – ministrado pelo  Senar em 2014,  em  Anapurus e mesmo não tendo nenhum tipo de experiência na área, investiu em peças como: enxovais para crianças e outras para uso doméstico. Recentemente, inaugurou sua loja perto de casa e todo o seu tempo é tomado pela produção de itens encomendados, quase que diariamente. Antes, porém, a artesã não dispunha de  nenhuma renda e dependia exclusivamente do trabalho do marido.

A coordenadora do CRAS, Socorro Monteles apresenta a produção de bonecas em Anapurus.
A coordenadora do CRAS, Socorro Monteles apresenta a produção de bonecas em Anapurus.

“O Senar está em todo o lugar e permite às pessoas uma garantia de renda. Foi o que aconteceu comigo”, falou agradecida à entidade, lembrando que também têm em seu currículo os cursos de biscuit e fibra de buriti. A partir deles tem preparado produtos artesanais e comercializa juntamente com os seus bordados no espaço que mantêm para suas vendas.

Artesanato

Desde que foi solicitado pela administração municipal, em 2013,  por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Senar já ofertou dezenas de cursos aos moradores das periferias de Anapurus e também de  suas comunidades rurais. Os mais solicitados pelos interessados, segundo a coordenadora do CRAS, Socorro Monteles,  são os de artesanato (em Fibra de Buriti, Fibra de Bananeira, Pintura em Tecido e Produção de Bonecas de Pano) e de Doces (Doces, Compotas e Licores).

Eliane Ramos – novas perspectivas depois do curso do Senar.
Eliane Ramos – novas perspectivas depois do curso do Senar.

Ela conta que depois que iniciou a aplicação dos cursos na zona rural, os moradores da sede se manifestaram receptivos e a demanda aumentou consideravelmente. E agora, já atuando no mercado local, atende um número cada vez maior de clientes que solicitam variados artigos artesanais, melhorando assim,  a qualidade de vida dos participantes, é o garante a coordenadora do CRAS, Socorro Monteles:

“Desde que iniciamos a parceria com o Senar é notória a elevação da renda  dos participantes. O Senar vem com muita responsabilidade atender ao povo carente de oportunidade. Quando se melhora a qualidade de vida, percebe-se o desenvolvimento da cidade e é por isso que queremos continuar essa parceria e dizer que estamos de portas abertas para receber os cursos do Senar”, afirmou ela, destacando a iniciativa da administração municipal e do secretário de assistência social, Manoel Francisco Neto e de toda a equipe do  CRAS.

Para o superintendente do Senar Luiz Figueiredo, são parcerias como a mantida com a prefeitura de Anapurus que precisam ser fomentadas pela instituição, pois é da seriedade e busca para melhorar a vida das pessoas do meio rural, é que resultam ações conjuntas como essas. “Parcerias assim, só engradecem o Senar, além é claro, de fortalecer cada vez mais a administração municipal”, ressaltou ele.

.