A Câmara Municipal de Vereadores de Grajaú homenageou, o engenheiro agrônomo e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Raimundo Coelho, pelos serviços prestados aos produtores rurais daquele município.
Na ocasião, Coelho recebeu o título de cidadão grajauense também em agradecimento às ações realizadas pelo Sebrae Maranhão, onde atua como presidente do Conselho Deliberativo. Além dele, outros representantes do Sebrae foram destacados no evento que reuniu centenas de pessoas de importante representatividade, dentre eles, vereadores e convidados.
O título de Cidadão Grajauense dado ao presidente dos sistema Faema/Senar/Sindicatos teve a autoria do presidente da Câmara, José Simas Lima (Zé do Simas), em reconhecimento aos serviços prestados ao setor rural do município e região, por intermédio do Sindicato dos Produtores Rurais de Grajaú.
“Pelo sentimento de amizade e o reconhecimento pelo trabalho como homem, como cidadão, como presidente da Faema e agora, do Sebrae. Como presidente da Faema, foram mais de duas mil pessoas sendo capacitadas pelo Sena. Nós implantamos aqui através do Senar as primeiras turmas de alfabetização de adultos e muitas outras ações que foram desenvolvidas aqui em nome da comunidade de Grajaú, pelo inúmeros serviços prestados”, ressaltou o vereador satisfeito com a iniciativa e retorno gestor do sistema Faema/Senar..
Agronordeste
O evento serviu ainda para o lançamento pelo Senar e Sebrae, do programa AgroNordeste que atenderá a região nas cadeias de bovinocultura de leite e corte, piscicultura, ovinocaprinocultura e hortifruticultura.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Grajaú, Raimundo Simas, contente com a chegada do programa, salientou que “quando os pequenos, médios e grandes produtores rurais recebem este tipo de atenção, há motivo de alegria. Com Raimundo Coelho à frente do Senar e do Sebrae – homem íntegro, inteligente com a mente voltada para o homem do campo, a nossa região não poderia ficar de fora”, disse agradecido, o produtor rural.
Raimundo Coelho diz que Grajaú está situado em uma região promissora, onde as duas entidades do sistema ‘S’, (Senar e Sebrae), unidas, desenvolveram o Negócio Certo Rural (NCR) e agora continuarão com o AgroNordeste. Ele ressalta que as principais cadeias a serem trabalhadas na região serão bovinocultura de leite, bovinocultura de corte e hortifruticultura.
“Nessa produção temos como apoio o Sindicato dos Produtores Rurais, o Sebrae e a prefeitura municipal, que juntos apoiarão a assistência técnica e gerencial (ATeG) a propriedades rurais, além dos cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e consultoria que o Sebrae dará na área do agronegócio”, destacou Coelho, acrescentando que o título recebido pela Câmara Municipal foi resultante de uma votação unânime e que ocorreu na presença do prefeito Mercial Arruda.
“Nada mais foi do que o reconhecimento ao trabalho que já fizemos por intermédio do Senar aos produtores rurais daquele município que teve uma grande evolução na produção rural nos últimos anos, principalmente após a atuação do Senar e do Sebrae na região”, frisou.