Mais uma vez, as ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar), foram destaque na Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec). O projeto governamental coordenado pela Secretaria de Agricultura Familiar (Saf) e pela Agência Estadual de Agricultura Familiar e Extensão Rural (Agerp), ocorreu no município de Viana, em benefício dos produtores rurais da região de Campos e Lagos.
A abertura da Agritec foi feita pelo secretário da Saf Adelmo Soares, que na ocasião representava o governador Flávio Dino e pelo presidente da Agerp, Júlio César Mendonça e por titulares de órgãos e instituições parceiras, como o Sistema Faema/Senar representado pelo superintendente Luiz Figueiredo.
Durante os dias do evento, foram três as oficinas oferecidas aos produtores de Viana no estande do Senar. A primeira delas foi a de Derivados do Leite, depois a de Macaxeira e para finalizar, a instituição ofertou a oficina de Aproveitamento do Caju.
A Agritec integra um conjunto de ações para o desenvolvimento do setor rural em todo o estado e tem o objetivo de criar espaços para troca de experiências e ampliar o conhecimento tecnológico para beneficiar os agricultores familiares do estado.
NCR
Trinta e seis pessoas foram capacitadas para exercerem tais atividades em suas comunidades gerando renda e melhor qualidade de vida. Todas as ações tiveram a participação do Sindicato dos Produtores Rurais de Viana, representado pelo titular, Edvaldo Amorim Filho.
Cinquenta produtores rurais, moradores dos municípios de Matinha, Viana e Arari, foram certificados por Luiz Figueiredo e pelos gestores do Sebrae: Larissa Queiroz (gestora de projetos) e Aluísio Muniz (gerente regional de Santa Inês), Rosa Amélia Borges (gerente regional de Pinheiro).
Os produtores agraciados participaram do programa Negócio Certo Rural (NCR), desenvolvido em parceria entre o Senar e Sebrae, na qual participaram gestores de ambas as instituições e da Agerp.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores de Viana, Edvaldo Amorim Junior, grande parte dos treinandos que concluíram o curso do NCR, são moradores dos povoados Itans (Matinha) e Cacoal (Viana).
“O Senar vem subsidiar conhecimento, fomentar informação e promover o desenvolvimento da agricultura na região, despertando um olhar empreendedor a partir do aproveitamento dos recursos que se tem à mão como, por exemplo, caju e macaxeira”, frisou Amorim, ao tempo que destacou que a Agritec é uma excelente oportunidade, uma vez que promove o desenvolvimento no setor agropecuário na região da Baixada Maranhense.