Ações do Senar beneficiam produtores rurais durante a AgroBalsas 2022

 

Alunos do curso de Ovinocaprinocultura,no espaço do Agrobalsas 2022.

Focado na capacitação do produtor rural, o Senar – entidade vinculada à Federação de Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), levou para a AgroBalsas 2022, um leque de ações incluindo palestras, treinamentos, consultorias e as oficinas de Aguardente (Alambique), de farinha de mandioca e ainda de exposição de artesanato e da cachaça Baixão do Cosme.

Governador Carlos Brandão visita estande do sistema Faema/Senar, juntamente com o presidente.

Durante os cinco dias da Feira, um time de profissionais das ciências agrárias levou à dezenas de alunos, teoria e prática sobre Operação de drone, Alimentação alternativa, Operação de tratores e Máquinas agrícolas, ovinocaprinocultura e NR 31.7 – aplicação de agrotóxicos.

Curso de drone é a grande novidade da edição 2022.

Já os seminários trataram sobre resultados do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e a segurança e a minimização de riscos agropecuários. Visitaram as instalações do Senar, na Exposição, um grupo de produtores filiados ao Sindicato dos Produtores Rurais de Presidente Dutra e a turma do curso de Aprendizagem Rural (Jovem Aprendiz Rural), a qual foi recebida pelo presidente Raimundo Coelho e o coordenador regional de Ateg, Egon Bastos, para participarem de palestras acerca das ações e programas da instituição.

Consultor do Senar, atende visitantes do estande.

A movimentação do estande e o encerramento dos cursos, deram ênfase ao local, que reuniu além da equipe do Senar, representantes de órgãos parceiros e convidados.

“O Senar existe para isso, capacitar o trabalhador rural, o produtor rural, mulheres rurais e jovens. E nesses eventos como AgroBalsas a gente tem que aproveitar para fazer a transferência de conhecimento àqueles que precisam”, ressaltou Raimundo Coelho, lembrando da responsabilidade social do Senar para com o seu público.

Produtores rurais recebem conhecimento no treinamento sobre piscicultura

Parceria Prodeter

Outro momento de grande visibilidade, foi a assinatura do Plano de Ação Territorial do programa de Desenvolvimento do Banco do Nordeste (BNB) – Prodeter, assinado pelo Senar, Sebrae e Banco do Nordeste, cuja função é  capacitar os  produtores rurais, e tem por objetivo elevar a quantidade do rebanho de caprinos e ovinos em 30% (trinta por cento) dos produtores participantes do Prodeter, no prazo de 03 anos, com vistas ao fortalecimento das atividades da cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura, nos municípios de Balsas, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras e Fortaleza dos Nogueiras.

Práticas do curso Operação de Tratores e Máquinas Agrícolas, durante a Agrobalsas.

O acordo foi assinado pelo gestor do Senar, Luiz Figueiredo, do superintendente estadual do BNB, Danivan Borges Mendes Lacerda e pelo presidente do sistema Faema/Senar e Sebrae, Raimundo Coelho (que no ato representou a diretoria do Sebrae.

Presentes no ato, diretoria e técnicos do Senar, do Sebrae, além do coordenador territorial do Prodeter em Ovinocaprinovultura, Carlos Alberto Alves de Sousa Júnior, e do representante da superintendência estadual do BNB, Alanisson Oliveira e demais envolvidos.

Também se fizeram presente no evento, gestores do Governo do Estado, como: Agerp, Aged, secretários de Agricultura dos municípios envolvidos, além de produtores rurais contemplados no programa.

Lacerda explica que o programa Prodeter  é uma estratégia de atuação do para contribuir para o fortalecimento das cadeias produtivas em determinados territórios do Maranhão. No caso do sul do estado, o comitê gestor do programa territorial, definiu a atividade ovinocaprinocultura e a das lojas de produtos agropecuários, como atividades produtivas importantes para serem melhor organizadas aqui na região.

“Neste processo, a gente conta com a parceria do Sebrae e do Senar na implementação das demais ações que o banco empreende com o intuito de desenvolver a região, especialmente aqui no sul do Maranhão, promovendo com isso, a geração de emprego e renda aos participantes”, disse ele.

O superintendente Luiz Figueiredo lembra que o BNB tem sido um grande parceiro do Senar juntamente com o Sebrae. Ações preciosas, segundo ele, em benefício do homem do campo.

“Aqui a gente só oficializou o trabalho que vem sendo desenvolvido em conjunto e trazendo dividendos para as instituições”, afirmou o gestor.