Tutores e facilitadores do programa Rede E-Tec do Senar são capacitados

“Gostei bastante. Foi muito produtivo. Tirei dúvidas em relação ao funcionamento da plataforma virtual. Na verdade, esse treinamento chegou no melhor momento. Voltamos mais seguros e preparados e à altura do cargo a que nos confiaram”, disse Patrícia Paiva, instrutora do polo de Barão de Grajaú, após o Encontro Pedagógico com Instrutores/facilitadores presenciais da Rede E-Tec, ocorrido esta semana, na sede do Senar.

Profissionais são treinados para empreender novas metas neste semestre

Com iniciativa da Coordenadoria de Educação Formal, o Seminário tratou sobre Educação à Distância (EAD) e as peculiaridades do curso técnico em Agronegócio, desenvolvidos pelo Senar em parceria com o Ministério da Educação – MEC, nos municípios com maior vocação para o agronegócio no estado, como por exemplo: Imperatriz, Chapadinha, Colinas, Balsas, Açailândia, Barão de Grajaú, Caxias e Pastos Bons. O evento reuniu vinte e cinco docentes que integram o quadro de instrutores/facilitadores do programa.

Outro grupo também foi capacitado em seguida. Trata-se dos Coordenadores e Secretários de Pólos presenciais do mesmo programa. Neste, o objetivo foi alinhar os procedimentos tanto da secretaria quanto das coordenações dos polos.

O programa Rede E-Tec foi implantado pelo Senar, no Maranhão, em 2015, já tendo formado três turmas de técnicos em agronegócio, através dos polos de Chapadinha, Colinas e Balsas. Ao final deste ano, novos técnicos em Agronegócio serão lançados no mercado pelo Senar, quando haverá a formatura de três novas turmas.

“Trabalhar com dinamismo nos encontros presencias, motivar à aprendizagem autônoma do educando, inferir as metodologia ativas na educação profissional e complementar os encontros presenciais através de visitas técnicas”, é dessa forma que Cícero Soares garante que vai aplicar as informações transmitidas durante a Capacitação para coordenadores e secretários de polos da Rede E-Tec, em que participou esta semana.

O superintendente, Luiz Figueiredo prevê a ampliação de polos para o próximo ano, incluindo municípios da Baixada Maranhense. “Os gestores e coordenadores do programa Rede e-Tec do Senar, garantem que no próximo ano, estaremos oferecendo pelo menos umas 180 vagas no estado e, possivelmente, criando mais dois polos presenciais, sendo um deles na Baixada Maranhense, que é uma região muito carente desse tipo