Sistema Faema/Senar realiza a Primeira Etapa do CNA Jovem Estadual

 Diretores do sistema Faema/Senar  e equipe, durante abertura da 1ª Etapa do CNA Jovem Estadual no Maranhão.
Diretores do sistema Faema/Senar  e equipe, durante abertura da 1ª Etapa do CNA Jovem Estadual no Maranhão.

 

Assessor Técnico da Faema, Paulo Ricardo, fazendo  a apresentação da equipe do sistema Faema/Senar.
Assessor Técnico da Faema, Paulo Ricardo, fazendo  a apresentação da equipe do sistema Faema/Senar.

Um grupo de treze   jovens maranhenses de variados municípios participaram neste final de semana, da 1ª Etapa do CNA Jovem Estadual. A iniciativa é da Confederação Nacional de Agricultura, (CNA), executado no estado, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado  do Maranhão, (Faema).

O programa  visa desenvolver lideranças  que impulsionem o setor agropecuário estadual,  e é voltado para brasileiros com idade entre 22 e 30 anos e pretende aprimorar habilidades no grupo. Durante a preparação, dividida em quatro momentos, os jovens serão avaliados individualmente e coletivamente, com atividades presenciais e à distância, com a construção de planos e ações viáveis e compatíveis à agropecuária. As apresentações dos participantes,  servirá para avaliar suas habilidades de lideranças.

Jovens participantes do CNA Jovem Etapa Estadual.
Jovens participantes do CNA Jovem Etapa Estadual.

Este ano, que o programa iniciou nos estados da Federação para depois seguir para a fase nacional, edição do programa CNA Jovem 2016 – Jovens Liderando o Agro. Os três vencedores da etapa estadual, que segue até julho, serão classificados para integrar o CNA Jovem, que acontecerá em Brasília.

Agronegócio

O início das atividades foi marcado pela apresentação das ações do Senar pelo superintendente, Luiz Figueiredo e pelas boas-vindas do presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, bem como pela apresentação feita nominalmente, por  cada participante na presença do gerente de Qualificação Profissional do Senar e gestor do Programa, Carlos Antônio Feitosa,  pelo assessor da Faema, Paulo Ricardo Belo e pelo Assessor Técnico, César Viana, que deu início às atividades ministrando, na ocasião, a palestra com o tema: Contextualização do agronegócio brasileiro.

A programação contou ainda com a palestra do superintendente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, sobre o Agronegócio Brasileiro. O Seminário foi ministrado pelo consultor do Senar Brasil, Luiz Felipe Escarlate.

Para o presidente da Faema, Raimundo Coelho, o programa CNA Jovem vem em boa hora, quando prepara os filhos dos produtores rurais para assumir as atividades da propriedade familiar. “Nós, produtores rurais, precisamos de sucessores. Essa é a razão da CNA ter idealizado este programa. É preparar os filhos para assumirem os negócios da família”, disse ele, revelando que ao final de todas as etapas programadas, serão escolhidos três jovens que se aperfeiçoarão em Brasília, para ser multiplicador em seus estados de origem.

O engenheiro de produção, Mardson Rogério de Abreu Souza, disse ser esta uma excelente oportunidade, já que possui afinidade na área e quer adentrar o mercado com bastante conhecimento sobre o setor do agronegócio.

“É uma oportunidade que temos para trocarmos experiência e apendermos mais sobre o mundo do agronegócio”, destacou.