Sistema Faema/Senar promove em Colinas seminário sobre queimadas

banner-_queimadas

Será realizado no  próximo dia 30,  das 08h, às 12 horas, no Colinas Clube, (cidade de Colinas), o 1º Seminário Regional do médio sertão maranhense de Prevenção e Combate às Queimadas. O evento  é uma iniciativa do sistema Faema/Senar juntamente com o  Governo do Estado, Sindicato dos Produtores Rurais  de Colinas e Prefeitura  local e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Médio Sertão que congrega 18 municípios.

O seminário  se propõe  a discutir   juntamente com a sociedade civil e poderes constituídos, formas de combate às queimadas. Além disso, visa estabelecer uma agenda de compromisso entre os agentes envolvidos, com respaldo na legislação vigente.

Na oportunidade, serão ministradas as palestras: Balanços e efeitos das queimadas, com o palestrante Sebastião Carvalho Santos, (sistema Faema/Senar) Legislação ambiental sobre queimadas, com Ivanildo Barbosa de Farias, (Ibama) e Políticas públicas e controle de queimadas, (Sema). Ao final, os participantes discutirão a agenda técnica que norteará as demais ações relativas ao tema.

O Encontro é aberto ao público de modo geral e contará com a participação de representantes de comunidades rurais, de sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais, (STTR), de sindicatos de produtores rurais, secretarias municipais de meio ambiente, de agricultura, técnicos da Agerp e da Aged e de produtores e trabalhadores rurais da região.

São parceiros desta Conferência, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, (Ibama), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, (Sema), a Secretaria de Estado da Agricultura, (Sagrima) e vinculadas, Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, (SAF) e vinculadas, Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras do Estado do Maranhão, (Fetaema), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa), o Instituto Brasileiro de Colonização e Reforma Agrária, (Incra), a Ordem de Advogados  do Brasil/Secção do Maranhão, (OAB), Ministério Público Estadual, Magistratura Estadual, Polícia Militar, Polícia Civil, Assembléia Legislativa, Câmaras Municipais de Vereadores, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.