Sistema Faema/Senar participa da Agritec

Com a participação de 46 sindicatos de produtores rurais, liderados pelo presidente José Hilton Coelho de Sousa, o sistema Faema/Senar participou da Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses (Agritec), na cidade de Caxias, de 19 a 22 deste mês. A Feira ofereceu oportunidades empresariais, turísticas, exposição de caprinos e ovinos, alem de inovações tecnológicas para Caxias e regiões circunvizinhas.

Dezesseis municípios participaram da Agritec, no Parque da Cidade, com exposição de produtos típicos de cada região. O evento foi realizado pelo Sindicato Rural de Caxias, com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Faema, Bancos oficiais, Sagrima, Agerp e prefeitura municipal.

Os dirigentes e assessores do sistema Faema/Senar, presidentes de sindicatos rurais e demais participantes tiveram acesso a mesas-redondas e palestras ministradas por profissionais especialistas em agricultura, que foram convidados para dividir seus conhecimentos com o público da feira.

Atrações: Na Agritec foram desenvolvidas atividades como o Espaço Agronegócio e o I Encontro de Produtores Rurais da Região dos Cocais Maranhenses; Mesa Redonda: ILPF no contexto da agricultura de baixo carbono, com o palestrante: Marcos Lopes Teixeira (Embrapa Meio Norte) e Raimundo Coelho (Faema) como um dos debatedores; Mesa Redonda: Linhas de financiamento e desafios ao acesso do crédito rural, palestrante: Mário Borba (CNA); Mesa Redonda: Novo Código Florestal e seus impactos na agricultura, palestrante: Cesar Viana (Faema); Mesa Redonda: Cadastro Ambiental Rural, planejamento e competitividade na agricultura, Palestrante: César Carneiro (Incra/MA),  moderador: José Hilton Coelho de Sousa (Faema), debatedores: César Viana e  Emerson Galvão (Faema).

A Faema realizou ainda, na cidade de Caxias, a segunda Assembleia Geral Ordinária de 2014. “Essa é uma iniciativa inédita do nosso sistema, que teve ótima repercussão entre os presidentes e delegados representantes dos sindicatos rurais, por se tratar de um evento de grande expressão na área da tecnologia rural, com forte impacto entre os produtores”, adiantou José Hilton Coelho.

A Assembleia Geral foi marcada por debates acalorados com aprovação unânime de seus membros. Destaque para temas como contribuição sindical, participação nos Comitês de Bacias Hidrográficas, Licença Ambiental, Mapito, Sertão Empreendedor, CAR, vacinação contra aftosa, produção municipal e Zoneamento Ecológico, divulgação das atividades sindicais e programação para o exercício de 2015.

O presidente do sindicato rural de Caxias, Benedito Moura, no encerramento dos trabalhos foi cumprimentado pelas lideranças rurais que o parabenizaram pelo sucesso da Agritec.

 

[GALERIA DE FOTOS]
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR.