Sistema Faema/Senar participa da 11ª Agrobalsas

Com o tema “Sustentabilidade, Pesquisa e Inovação” foi aberta nesta segunda-feira (13) a 11ª edição da Agrobalsas, considerada a maior feira de agronegócio do Maranhão com uma previsão de movimentar R$ 200 milhões nos cinco dias do evento. Na abertura, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, que representou a governadora Roseana Sarney, o presidente da Fundação de Apoio ao Corredor de Exportação Norte (Fapcen), José Antônio Görgen; o secretário da Indústria e Comércio, Maurício Macedo; o prefeito de Balsas, Luiz Rocha Filho, o presidente da Faema, José Hilton Coelho de Sousa, além de políticos e gestores de órgãos estaduais, municipais e federais.

Na terça-feira, muitas atrações: palestras sobre o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) no Maranhão, BNB: atuação e programas de financiamento ao agronegócio e a reativação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Grãos apresentadas no auditório Por do Sol.

DSC_0030A palestra sobre o Programa ABC no Brasil foi apresentada pelo assessor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Edson Leite, que ressaltou que o Maranhão está no rumo certo para a implantação do programa.  Em seguida, o secretário Cláudio Azevedo apresentou alguns avanços da implantação do Programa ABC no estado e anunciou que no período de 28 a 30 de agosto, Balsas sediará a oficina para a elaboração do Programa Estadual ABC no Maranhão.

O secretário adjunto da Sagrima, Raimundo Coelho, conduziu os trabalhos da Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Grãos e o presidente da Fapcen, Antônio Görgen, foi eleito o novo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Grãos.

Foi aprovado, ainda, que a Associação dos Produtores de Soja do Baixo Parnaíba (Aprosoja), a Comissão de Sementes e Mudas do Maranhão e o Sindicato Rural de Balsas sejam inseridos na relação dos membros da Câmara, que é composta ainda pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Indústria e Comércio (Sedinc), Faema/Senar, Sebrae, Inagro, Embrapa, Conab, Fiema, Mapa, Agerp e Bancos do Brasil, Amazônia  e BNB.

DSC_0072O presidente da Faema acompanhou o início do curso de Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas-Tratorista, visitou o estante do sistema Faema/Senar, que neste ano faz uma ampla divulgação da campanha do Time AgroBrasil, promovida pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e Sebrae  e participou de várias palestras na Agrobalsas.