Sistema Faema/Senar integra Aliança para Inovação Tecnológica

Reunião na Embrapa para criação de Aliança a favor da agricultura maranhense
Reunião na Embrapa para criação de Aliança a favor da agricultura maranhense

Foi criada nesta terça, (24), em reunião realizada na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa-Cocais, o projeto  Aliança para a Inovação Agropecuária no Brasil. O projeto é uma  iniciativa  desta instituição e será formada com a  participação de entidades, dentre elas, a Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão, (Faema) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, (Senar) e  de outras entidades públicas e privadas, como: universidades, governo estadual dentre outras representativas do setor agropecuário. Participaram da reunião, sugerindo ações para o  fortalecimento do projeto, o presidente da Faema, Raimundo Coelho e o assessor técnico, César Viana. Também participou o superintendente Luiz Figueiredo.

A Aliança tem foco na área rural do Piauí e do Maranhão e visa potencializar as exportações, manter o mercado interno, elevar o padrão de vida dos produtores e colaborar com a sustentabilidade. Objetiva ainda a construção de uma aliança para o fortalecimento  da pesquisa brasileira gerando dinâmica de inovação entre o público e o privado.

De acordo com o chefe geral da Embrapa Cocais, Valdemício  Ferreira de Sousa, a Aliança se  propõe a ampliar e  renovar as articulações buscando  soluções para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.

“Aqui no Maranhão, nós puxamos esse termo Aliança  e trazemos para o meio-norte, (Maranhão e Piauí), no sentido de que realmente juntar as instituições parceiras, os atores que possam participar para entendermos melhor as problemáticas da pesquisa, da inovação tecnológica com referência à agropecuária e aí, buscarmos soluções”, disse ele.

Raimundo Coelho disse que essa conjunção de forças e de recursos é importante para a consolidação de um trabalho sério que beneficie o setor rural.

“A proposta é interessante para o desenvolvimento  da área produtiva e pesquisa. O sistema Faema/Senar tem a função de buscar políticas públicas de interesse do agronegócio, e o Senar é uma entidade de transferência de conhecimento por meio de palestras, cursos e workshops. Estamos aqui para começar a articular estas entidades e para formatar este rol de estratégias de tecnologia e produção no cocais”, destacou Coelho aplaudindo o projeto.