Sistema Faema/Senar confirma participação na Agrobalsas 2013

agrobalsas (109)

O município de Balsas sediará de 13 a 17 de maio, a 11ª edição da Agrobalsas, um dos mais importantes eventos agropecuários do Maranhão. A realização do evento foi pauta de reunião na sede do Sebrae, entre o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, o presidente da Fundação de Apoio ao Corredor de Exportação Norte (Fapcen), José Antônio Görgen, o representante do sistema Faema/Senar Luiz Figueiredo e órgãos que tradicionalmente participam da Agrobalsas.

Uma das novidades do evento que foi apresentada na reunião é a de que a Agrobalsas voltará a ser realizada anualmente, e não a cada dois anos. O tema deste ano vai focar a sustentabilidade, pesquisa e inovação.

A Região Sul do Maranhão é responsável pela maioria da soja produzida no Estado, que este ano deve colher, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 1,7 milhão de toneladas.

No ano passado, a Agrobalsas superou as edições anteriores. “R$ 156 milhões foram comercializados com a venda de máquinas agrícolas, veículos leves e pesados, implementos, insumos e prestação de serviço e mais de 25 mil pessoas presentes”, informou a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini, durante a reunião.

A programação deste ano inclui a demonstração do parque de máquinas e equipamentos agrícolas para mostra internacional, com cursos, treinamentos, visitação e participação das escolas, vitrines vivas das principais culturas e animais, show artístico e musical e a realização do Maranhão Ecoadventure, uma feira de esportes, turismo e aventura.

O sistema Faema/Senar terá um grande estande na feira, com oficinas de produção de farinha e cachaça, capacitação de jovens do meio rural e cursos de mecânica agrícola, olericultura, doces, compotas e licores, embutidos e defumados e de derivados de leite.

O presidente da Fapcen, organizadora do evento, José Antônio Görgen ressaltou que a Agrobalsas é, além de uma feira de agronegócio, um evento que traz uma visão de futuro.

Participaram também da reunião o diretor do Sebrae, Raimundo Correa, representantes da Federação dos Municípios (Famem), Secretarias de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Pesca e Aquicultura, e Meio Ambiente (Sema), Agência de Defesa Agropecuária (Aged), Instituto de Agronegócio (Inagro), Superintendência Federal da Agricultura e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).