Sistema Faema/Senar realiza Assembleia com participação remota de dirigentes sindicais

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) acaba de realizar a sua I Assembleia Ordinária do ano de 2020, tendo a participação pessoalmente de oito (08) presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais, e os demais, via videoconferência.

A participação remota foi organizada pela equipe da Tecnologia da Informação (TI), do Senar, cuja principal preocupação foi manter o distanciamento dos participantes, principalmente aqueles que são considerados do grupo de risco.

Os participantes presentes, respeitaram o distanciamento de dois metros entre si, com o uso obrigatório do uso de máscara e de álcool em gel. A reunião durou cerca de duas horas, quando na ocasião, foram homenageados os dirigentes sindicais recentemente falecidos, como: José Henrique Rodrigues (Itapecuru) e José Luzia (Chapadinha).

Timon

No seminário foram tratados diversos assuntos referentes às atividades realizadas durante a pandemia, incluindo a implantação de novos programas que serão desenvolvidos ainda este ano, em diversas regiões do estado, em especial, o Agro Nordeste que acaba de ser lançado em Timon e Araioses pela equipe do Senar.

Além da diretoria da Faema, participou também o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo e o Secretário Municipal da Agricultura, Pesca e Abastecimento, (Semapa), Emerson Macêdo, que também é presidente do Sindicato de Esperantinópolis, Poção de Pedras e Região.

Uma das abordagens da Assembleia por Macêdo, foi a parceria que está sendo alinhavada entre a Semapa e o Senar, no sentido de ser realizada a Feira Segura e a capacitação pelo Senar, de produtores rurais de São Luís.

“Ainda em julho, faremos uma edição da Feira Livre com a participação da Feira Segura,  do Senar. Também já há uma parceria firmada entre as duas entidades para a realização de capacitações e cursos na área de Formação Profissional Rural (FPR)  e Promoção Social (PS), na área rural”, destacou o secretário de São Luís, elogiando a iniciativa do sistema Faema/Senar pela transmissão online  e as discussões acerca das ações praticadas durante a pandemia.

O presidente da Federação, Raimundo Coelho, que dirigiu a assembleia, ficou satisfeito com a transmissão e com a participação efetiva dos presidentes. “A discussão  das pessoas diretamente de sua casa é uma pequena amostra do trabalho sério que estamos fazendo com o produtor rural. Cumprimos todos ao itens da pauta,  sem nenhum problema e com a participação de todos”, destacou ele.