Sistema Faema/Senar e parceiros promovem Dia de Campo em Fortuna

Cerca de 150 pessoas, entre produtores rurais, gestores de entidades do setor rural, técnicos e estudantes, participaram nesta quarta-feira (25), do Dia de Campo sobre Forrageiras e Cactáceas para o semiárido e ainda da Agricultura explorada com baixa emissão de carbono (ABC Cerrado), em Fortuna, cidade distante aproximadamente 450 quilômetros de São Luís.

Na estação, as informações são transmitidas por meio de ministrações de palestras.

A ação integra o projeto Forrageiras para o Semiárido – Pecuária Sustentável, do Instituto ICNA, coordenado no Maranhão pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a Embrapa, Sebrae, IFMA, Prefeitura de Fortuna e Sindicato dos Produtores Rurais de Fortuna.

O evento foi estruturado com quatro estações que destacaram a importância da pecuária sustentável, das gramíneas perenes e anuais, cactáceas e espécies florestais do programa ABC Cerrado, o qual integra, também, essa atividade.

Grupo de representantes de entidades do setor rural na abertura do Dia de Campo, em Fortuna.

Além de Fortuna, outras treze unidades de referências tecnológicas (URTs) foram implantadas em todos os estados do Nordeste que integram o semiárido nordestino e o norte de Minas Gerais, com o objetivo de identificar as forrageiras mais adaptadas ao clima dessas regiões, criando novas opções como de fonte de alimento para o rebanho.

O superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, a assessora técnica do ICNA e o gerente técnico do Senar-PI, Diego Paz.

Participaram do Dia de Campo, produtores rurais, estudantes, técnicos, gestores de entidades ligadas ao setor rural, empresários e convidados. Do sistema Faema/Senar estavam o presidente, Raimundo Coelho, o superintendente, Luiz Figueiredo, o gerente técnico, Carlos Antônio Feitosa, o vice-presidente da Faema, José Hilton Coelho e o assessor técnico, Cesar Viana, a coordenadora do programa ABC Cerrado no Estado, Aline Saldanha, supervisores e técnicos de campo. Raimundo Coelho também representou o Sebrae com a sua equipe, do qual é presidente do Conselho Deliberativo no Estado do Maranhão.

Também se fizeram presentes, Francisco Monteiro (Analista da Embrapa Meio-Norte), Carlos Vitoriano (Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cocais). Contribuíram para o acontecimento, Joaquim Costa (Pesquisador da Embrapa Cocais) e professor Antônio Cutrim, do IFMA. Prestigiaram, o prefeito de Fortuna, Arlindo Barbosa, representantes da Agerp, dentre outros. Do Instituto CNA, participou ativamente a assessora técnica, Ana Mere que esteve acompanhada pelo gerente técnico do Senar Piauí, Diego Paz.

Professor Antônio Cutrim, do IFMA, durante palestra no Dia de Campo.

Atividade agropecuária

O presidente do sistema Faema/Senar Raimundo Coelho, fez a abertura do evento agradecendo a presença da representante do Instituto ICNA, Ana Mere, dos parceiros e dos demais convidados, ao tempo que destacou a importância do projeto para a região no sentido de estimular a atividade agropecuária com mais qualidade de vida no semiárido e o aumento de renda para o produtor rural.

“Eu quero aqui, na oportunidade deste Dia de Campo, na URT de Fortuna, agradecer ao presidente João Martins da CNA, a diretoria do Senar e à Embrapa, por terem feito esse experimento aqui, em Fortuna”, disse, acrescentando que, “aqui ,nessa atividade, estamos começando a aprender que é importante ter alternativa para a alimentação na época da estiagem e também é uma ótima oportunidade para levar conhecimento aos produtores rurais”.

Estudantes do IFMA, visitando a área de Forrageiras, em Fortuna/MA.

Para o coordenador do projeto no Maranhão, José Hilton Coelho, o projeto Forrageiras para o semiárido é uma iniciativa que veio fazer a diferença, aqui, na região. “Com o apoio da CNA e das Federações do Nordeste, conseguimos trazer esse experimento que é de grande valia para os produtores da região, uma vez que incentiva a produção de alimentos com qualidade para o rebanho em época de escassez”, disse ele.

Forrageiras

Ana Mere elogiou o trabalho do sistema Faema/Senar e disse que a ação, por ser a primeira de uma série que será executada nos demais estados, foi um exemplo de organização e interação entre os participantes. “O Dia de Campo em Fortuna, é o primeiro de uma série que vamos trabalhar esse ano no projeto Forrageiras e é de suma importância, porque temos muitas informações a serem compartilhadas com os produtores a partir de 2019, frisou a técnica.

O Superintendente do Senar encerrou o evento ressaltando o trabalho da equipe, e dizendo ainda que a Embrapa produz as tecnologias para melhoria da produção agossilvipastoril e o Senar faz a interação dessas informações com o produtor rural.

Técnicos e visitantes antes do início do evento.

“Parabenizar aqui o trabalho da equipe e a parceria com a Embrapa para a realização deste evento que certamente servirá de exemplo para muitos que ainda virão”, frisou ele.

O produtor rural, João José Coelho, de Fortuna, disse que o Dia de Campo foi uma excelente ideia e apresentou opções de alimentação do gado para os produtores usarem no verão.

“Uma boa oportunidade de aprender sobre a pastagem forrageiras. O sistema Faema/Senar sempre trazendo novidades em tecnologias para nos ajudar a produzir mais e melhor”, ressaltou ele.